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Como utilizar variáveis nas minhas notificações?
Como utilizar variáveis nas minhas notificações?

Descubra como é fácil e rápido de inserir variáveis nas notificações automáticas por e-mail e SMS.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Como você já deve saber, é possível configurar na Kobana o envio de notificações automáticas por e-mail e SMS. Isso é útil, por exemplo, para enviar automaticamente para o cliente um boleto que foi gerado, ou avisá-lo quando o boleto está prestes a vencer.

Nesses e-mails, é interessante inserir dados sobre a compra, como o valor a ser pago e a data de vencimento. Mas como fazer isso, sendo que os e-mails são automáticos e cada um se refere a um cliente e uma compra diferentes? É para isso que servem as Variáveis.

O que são Variáveis?

As Variáveis são campos padrão que serão substituídos pelas informações cadastradas do seu cliente ou do boleto em questão. Assim, você consegue personalizar cada e-mail enviado, sem perder tempo escrevendo e enviando um a um manualmente.

Como usar variáveis nas notificações?

Você pode adicionar as variáveis com facilidade na hora de criar uma notificação. Por exemplo, na notificação de e-mail, tanto no campo do assunto, como no da mensagem, você consegue clicar no bloco de variáveis e incluir as que você preferir.

No exemplo da imagem acima, utilizamos as variáveis do nome do cliente, a data de vencimento e o link do boleto. Repare que utilizamos o nome do cliente no assunto e na mensagem.

Para você, ela vai aparecer como o código: {{ customer.person_name }}, porém, quando o e-mail for enviado, esse código será substituído pelo nome de cada cliente.

No SMS, não existe o campo de assunto, porém você poderá adicionar qualquer variável no corpo da mensagem.

Atenção! O SMS é tarifado a cada 160 caracteres. No caso da variável, essa contagem é feita no resultado da substituição. Recomendamos sempre deixar uma margem grande de caracteres para que a mensagem não exceda o limite e sua empresa seja cobrada a mais por isso.

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