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Como enviar notificações automáticas por e-mail?
Como enviar notificações automáticas por e-mail?

Entenda como criar e enviar notificações automáticas de cobranças por e-mail na plataforma da Kobana.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Com a Kobana, você pode criar uma régua de cobrança para automatizar o envio de notificações por e-mail e SMS aos seus clientes.

Essa régua de cobrança é configurada por meio de eventos. A partir deles, você consegue selecionar o momento do disparo e configurar uma mensagem a ser enviada ao seu cliente.

Para habilitar o envio de notificações, você deve configurar o seu e-mail na Kobana. Veja como fazer isso aqui.

Criando uma notificação

Para criar uma notificação de e-mail, acesse o menu Automações > E-mails > Notificações.

Na página seguinte, clique no botão verde para criar uma nova notificação. Agora você deverá preencher as informações para configurar a sua notificação:

Conta de e-mail: a conta do remetente. Caso você tenha mais de uma conta de e-mail configurada na Kobana, você deve selecionar com qual conta você gostaria de enviar essa notificação.

Template de e-mail: você pode selecionar a primeira opção de Modelo Padrão de e-mail ou selecionar um layout criado por você.

Saiba como criar layouts diferenciados editando em código: Como criar e personalizar o layout dos meus e-mails?

Carteira: caso você tenha mais de uma carteira, selecione a carteira que essa notificação estará atrelada. Caso não seja selecionada nenhuma carteira, a notificação será enviada para todas.

Quando esse e-mail será disparado?: selecione o evento que vai disparar essa notificação: boleto criado, boleto vencido, boleto pago etc.

Você pode criar seus próprios eventos, definindo os dias exatos de quando quer mandar notificações. Saiba mais: Como personalizar e criar eventos para as notificações?

Assunto: escreva sobre o que se refere o e-mail. Por exemplo: "Seu boleto já está disponível para pagamento!"

Mensagem: você deverá escrever o e-mail em si. O que você quer dizer ao seu cliente?

Um recurso muito útil para construir a mensagem do e-mail são as Variáveis. As Variáveis são valores padrões que serão substituídos pelas informações cadastradas do seu cliente e do boleto em questão.

Essas variáveis de substituição podem ser qualquer dado do seu boleto sem exceção. Saiba mais sobre elas neste artigo: Como utilizar variáveis nos meus e-mails de notificação?

No exemplo abaixo utilizamos as variáveis nome do Cliente, link do boleto, data do documento, valor do boleto e data de vencimento. Basta escrever o texto normalmente no campo da mensagem e, nos lugares onde você quiser inserir essas informações, selecionar a Variável desejada na lista. Veja como fica:

PDF do boleto em anexo: dependendo do evento, você terá a opção de adicionar o PDF do boleto em anexo no e-mail.

Dica: E-mails com anexos têm mais chances de caírem na caixa de spam, assim como e-mails com muitas imagens.

Com cópia oculta: você pode adicionar aqui um e-mail, como do seu financeiro, para receber as notificações em cópia oculta. É possível cadastrar mais de um e-mail neste campo, basta separar os endereços com uma vírgula.

Caso você queira enviar a notificação apenas aos seus clientes, deixe o campo em branco. Só adicione o seu próprio e-mail no campo do destinatário caso você queira se incluir na notificação, ou seja, receber o mesmo e-mail que será enviado ao cliente.

Em caso de eventos não vinculados a nenhum boleto ou cliente, como por exemplo Remessa Processada ou Retorno processado, você deve incluir o seu e-mail para receber a notificação.

Filtrar os registros: caso você não queira que essa notificação seja enviada a todos os seus clientes, você pode adicionar as etiquetas (TAGs) relacionadas aos clientes que devem receber essa notificação. Saiba como adicionar as etiquetas (tags) aos seus clientes.

Atenção! Este campo diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Se você utilizar a palavra "bolsa" na tag do boleto, assinatura ou carnê, e "Bolsa" ao criar a notificação, ela não será disparada.

Ativo: Para ativar a notificação, marque a caixa "Ativo?" e, em seguida, clique em Adicionar Notificação para salvá-la.

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