A principal função das etiquetas é filtrar boletos para executar uma ação. A partir do momento que você inclui uma etiqueta em alguns dos seus boletos, você consegue executar uma ação para apenas aqueles boletos.
Veja alguns exemplos de ações que você pode fazer filtrando boletos por etiquetas:
Filtro na interface: filtrar todos os boletos que possuem uma etiqueta específica;
E-mail e SMS: criar uma notificação automática específica apenas para clientes que possuem boletos com determinada etiqueta (saiba mais neste artigo);
API: fazer uma requisição compreendendo todos os boletos de com uma determinada etiqueta.
Como adicionar etiquetas aos meus clientes?
A forma mais comum de adicionar uma etiqueta ao cliente é criando ou alterando um cliente na interface do sistema (saiba como criar um cliente neste artigo). No final do formulário, você poderá adicionar etiquetas. Se for mais de uma, separe elas por vírgulas, conforme imagem abaixo:
Além da interface, você consegue adicionar etiquetas criando ou alterando vários clientes por meio de um arquivo CSV, que pode ser gerado a partir de uma planilha do Excel ou Google Sheets (saiba como fazer isso neste artigo).
Na planilha, você deverá colocar a etiqueta em uma coluna chamada "Tags". Você poderá colocar mais de uma etiqueta, as separando por vírgulas, conforme imagem abaixo:
Com as etiquetas adicionadas aos seus clientes, por padrão, todos os boletos gerados pela interface em nome deles terão essas etiquetas também.
Porém, caso você não queira que a regra das etiquetas sejam aplicadas a determinados boletos desses clientes, você poderá retirá-las na hora de criar o boleto na interface.