Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCRMGerenciar clientes
Como importar vários clientes por meio de uma planilha?
Como importar vários clientes por meio de uma planilha?
Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado essa semana

Toda vez que você gera uma operação de recebimento boleto pela Kobana, automaticamente, o pagador é cadastrado como cliente na plataforma. Por isso, não existe a necessidade de cadastrar esse cliente antes de gerar a operação.

Porém, em alguns casos, pode ser necessário cadastrar o cliente, como quando você importa um arquivo de remessa para a gerar os boletos e este arquivo não contempla todos os dados do pagador.

Você pode cadastrar cliente por cliente pela interface da Kobana ou pode cadastrar todos de uma vez com um arquivo CSV, que pode ser gerado usando uma planilha em Excel ou Google Sheets.

Para importar em massa, você deve seguir os passos abaixo:

1. Acesse a ferramenta de Importação

Vá até o menu Cadastrar > Importar > importar Clientes.

2. Crie sua planilha

Antes de subir o arquivo, é importante se basear nos modelos que disponibilizamos na interface, conforme mostrado na imagem abaixo.

Se você optar por fazer no Excel ou no Google Sheets, após preencher a planilha com as informações dos seus clientes, você deverá salvá-la no formato ".CSV". Na imagem abaixo, demonstramos como fazer isso, utilizando o Google Sheets:.

Mantenha os rótulos da coluna em letra minúscula conforme os exemplos. Isso evita problemas principalmente se você utiliza o Excel.

3. Importe o arquivo

Na mesma tela da ferramenta de importação, clique no retângulo pontilhado e envie o arquivo ".CSV" salvo em seu computador ou arraste o arquivo para dentro do retângulo.

4. Conclua e revise a importação

Ao concluir o passo anterior, você não precisa aguardar o sistema finalizar a importação do seu arquivo. Você pode fechar o sistema ou fazer outras coisas nele, enquanto a importação é processada.

Quando desejar consultar a importação, vá no menu Administração > Históricos > Importações.

Se houver alguma inconsistência ou erro nos dados inseridos na planilha ao importar o arquivo, o sistema criará apenas os clientes com informações corretas, ignorando as linhas com informações inconsistentes.

Você poderá revisar a importação, clicando em Ver Importação (👁️).

Para verificar o cadastro dos seus clientes, acesse o menu CRM > Gerenciar Clientes.

Respondeu à sua pergunta?