Toda vez que você gera um boleto ou Pix na Kobana, automaticamente o pagador é cadastrado como cliente na plataforma. Por isso, não existe a necessidade de cadastrar esse cliente antes de gerar as operações.
Porém, em alguns casos, pode ser necessário cadastrar seus clientes, como quando você importa um arquivo de remessa para gerar boletos e este arquivo não contempla todos os dados do pagador, por exemplo.
Você pode cadastrar cliente por cliente pela interface, conforme explicamos neste artigo, ou pode cadastrar todos de uma vez utilizando um arquivo CSV, que pode ser gerado via planilha do Excel ou Google Sheets.
Como cadastrar um cliente
Para cadastrar um novo cliente, é muito simples. Você deve acessar o menu Cadastrar > Cliente e colocar os dados do cliente que deseja cadastrar:
Histórico do cliente
Dentro da interface da Kobana, é possível acompanhar o histórico de cobranças geradas para um determinado cliente.
Acesse o menu CRM > Gerenciar Clientes.
Ao abrir a página de clientes, selecione aquele que deseja verificar as operações, clicando em Ver Cliente (👁️).
Para encontrar seu cliente com facilidade, clique em Filtrar e coloque os dados para encontrá-lo.
Repare que, a seguir, aparecerão todas as informações referentes a este determinado cliente: recebimentos emitidos para ele, assim como as informações de cadastro.