Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - BoletoCarnê e assinatura
Como importar carnês por meio de uma planilha do Excel ou Google Sheets?
Como importar carnês por meio de uma planilha do Excel ou Google Sheets?
Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Assim como você pode fazer com boletos, é possível também importar carnês para a sua conta na Kobana, utilizando um arquivo CSV gerado a partir de uma planilha de Excel, Google Sheets ou outros softwares.

Siga o tutorial abaixo para saber como importar carnês

1. Clique no menu Cadastrar > Importar > Importar Carnês, e arraste o arquivo para o retângulo quadriculado ou pressione com o mouse para encontrar o arquivo no seu computador.

Se for sua primeira vez importando um arquivo na Kobana, confira os arquivos de exemplo para se basear no modelo em diferentes formatos: Excel, Google Sheets e CSV.

Exemplo de importação a partir do Google Sheets

Para exemplificar, vamos utilizar o arquivo de exemplo do Google Sheets. Ao clicar em Acessar no Google Sheets, você abrirá nossa planilha de exemplo, mas não conseguirá editá-lo.

Clique em Arquivo e Fazer uma cópia... para ter o seu próprio arquivo e poder editá-lo.

Agora você deve preencher a planilha conforme o exemplo.

Atenção! Ao incluir os dados do seu cliente, você pode optar por preencher apenas o id do cliente ou o CPF/CNPJ do cliente para aqueles que você já cadastrou na plataforma. Caso você não tenha cadastrado, você deverá preencher todos os dados dele na planilha (Nome, CPF/CNPJ, Endereço, CEP, Bairro, Cidade, UF, Número, Complemento, Telefone e E-mail).

Depois de preenchido, você vai exportar esse arquivo para o seu computador em formato CSV. Clique em Arquivo > Fazer Download como > Valores separados por vírgula (.csv, página atual).

Com o arquivo salvo no seu computador, você deve voltar para a tela de importação de carnê. Em seguida, clique no retângulo pontilhado ou arraste o arquivo para dentro dele, conforme explicado acima.

Você poderá acompanhar a importação do arquivo, clicando no menu Administração > Históricos > Importações. Nessa tela, você consegue visualizar o status da importação e clicando em Ver Importação consegue verificar o resultado da importação, se houve falhas ou se todos os carnês foram gerados.

Assim que os carnês forem gerados, você poderá acessá-los no menu Recebimentos > Carnês > Gerenciar.

Respondeu à sua pergunta?