Na Kobana, você consegue criar uma régua de cobrança para automatizar o envio de e-mails ao seus clientes. Nesse gerenciamento, é importante verificar a eficiência da sua régua, ou seja, se os seus clientes estão recebendo e abrindo os e-mails, se estão acessando os boletos enviados e se realizam os pagamentos.
Para isso, a Kobana possui um painel completo para você realizar esse acompanhamento. Acesse o menu Automações > E-mails > Histórico.
Neste painel, você consegue visualizar todos os e-mails já enviados na ordem de mais recente para mais antigo. Cada linha possui a informação de:
ID: código específico do e-mail enviado;
Evento: gatilho para o disparo do e-mail (exemplo: boleto gerado, boleto vencido e outros);
Remetente: qual endereço foi disparado o e-mail;
Destinatário: para quais endereços de e-mail essa notificação foi enviada;
Assunto do e-mail;
Data de envio;
Situação: pendente, enviado, falha no envio, lido e link aberto pelo destinatário.
A situação do link aberto pelo destinatário só aparecerá caso você envie a URL do boleto pelo e-mail. Se você enviar apenas o PDF do boleto em anexo, caso o seu cliente abra esse PDF, a situação não será modificada no painel.
Caso esteja cadastrado mais de um e-mail para o envio da notificação, a situação será mostrada em relação ao primeiro que abrir o e-mail ou clicar no link.
Existem empresas que utilizam antivírus que testam a abertura de e-mail e o clique em links. Neste tipo de situação, a Kobana não tem como identificar se a ação foi realizada automaticamente pelo antivírus ou se efetivamente pelo seu cliente.
Para verificar a situação detalhada do seu envio, coloque o mouse em cima do sinal, conforme abaixo:
Filtro
Sabemos que o volume de e-mails pode ser bem alto e, por isso, há uma dificuldade em gerenciá-los verificando a lista toda. Então, você pode aplicar filtros e procurar os e-mails a partir de:
ID do Objeto: na maioria dos casos, é o ID do boleto em que a notificação possui relação;
E-mail destinatário: o endereço do seu cliente que foi enviado o e-mail;
Criados a partir de/até: período em que o e-mail foi enviado;
Situação: pendente, enviado ao servidor, falha no envio, lido pelo destinatário, link acessado;
Evento: gatilho que disparou o e-mail;
Carteira: carteira de recebimento do boleto enviado.
Exportação
Caso queira fazer uma análise mais aprofundada dos e-mails enviados, você pode exportar um relatório nos formatos CSV, XSLX e ODS.
Há um limite de 10 mil linhas na exportação. Recomendamos aplicar filtros antes de exportar para que não ultrapasse esse limite