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Como acompanhar o histórico de e-mails enviados?
Como acompanhar o histórico de e-mails enviados?

Entenda como gerenciar e acompanhar todas as notificações de e-mails enviadas para seus clientes.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Na Kobana, você consegue criar uma régua de cobrança para automatizar o envio de e-mails ao seus clientes. Nesse gerenciamento, é importante verificar a eficiência da sua régua, ou seja, se os seus clientes estão recebendo e abrindo os e-mails, se estão acessando os boletos enviados e se realizam os pagamentos.

Para isso, a Kobana possui um painel completo para você realizar esse acompanhamento. Acesse o menu Automações > E-mails > Histórico.

Neste painel, você consegue visualizar todos os e-mails já enviados na ordem de mais recente para mais antigo. Cada linha possui a informação de:

  • ID: código específico do e-mail enviado;

  • Evento: gatilho para o disparo do e-mail (exemplo: boleto gerado, boleto vencido e outros);

  • Remetente: por meio de qual endereço foi disparado o e-mail;

  • Destinatário: para quais endereços de e-mail essa notificação foi enviada;

  • Assunto do e-mail;

  • Data de envio;

  • Situação: pendente, enviado, falha no envio, lido e link aberto pelo destinatário.

A situação do link aberto pelo destinatário só aparecerá caso você envie a URL do boleto pelo e-mail. Se você enviar apenas o PDF do boleto em anexo, caso o seu cliente abra esse PDF, a situação não será modificada no painel.

Caso esteja cadastrado mais de um e-mail para o envio da notificação, a situação será mostrada em relação ao primeiro que abrir o e-mail ou clicar no link.

Existem empresas que utilizam antivírus que testam a abertura de e-mail e o clique em links. Neste tipo de situação, a Kobana não tem como identificar se a ação foi realizada automaticamente pelo antivírus ou se efetivamente pelo seu cliente.

Para verificar a situação detalhada do seu envio, coloque o mouse em cima do sinal, conforme abaixo:

Filtro

Sabemos que o volume de e-mails pode ser bem alto e, por isso, há uma dificuldade em gerenciá-los verificando a lista toda. Então, você pode aplicar filtros e procurar os e-mails a partir de:

  • ID do Objeto: na maioria dos casos, é o ID do boleto em que a notificação possui relação;

  • E-mail destinatário: o endereço do seu cliente que foi enviado o e-mail;

  • Criados a partir de/até: período em que o e-mail foi enviado;

  • Situação: pendente, enviado ao servidor, falha no envio, lido pelo destinatário, link acessado;

  • Evento: gatilho que disparou o e-mail;

  • Carteira: carteira de cobrança geradora do boleto relacionado ao e-mail enviado.

Exportação

Caso queira fazer uma análise mais aprofundada dos e-mails enviados, você pode exportar um relatório nos formatos CSV, XSLX e ODS.

Há um limite de 10 mil linhas na exportação. Recomendamos aplicar filtros antes de exportar para que não ultrapasse esse limite

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