Com a Kobana, você pode criar e enviar notificações automáticas por e-mail e SMS aos seus clientes. Por exemplo, enviando um boleto para pagamento assim que for registrado, lembrar o cliente do pagamento dias antes do vencimento e até cobrá-lo após o vencimento.
Para que seja possível o envio de notificações, você deve ter uma conta de e-mail configurada, conforme demonstrado neste artigo: Como configurar meu e-mail na Kobana?
O evento é um gatilho para o disparo de notificações, ou seja, a notificação será enviada quando o evento selecionado acontecer.
Vamos supor que você criou uma notificação e o evento selecionado foi "Boleto registrado". Toda a vez que um boleto receber a confirmação de registro, um e-mail ou SMS será enviado ao respectivo cliente, considerando a carteira e as tags selecionadas na criação da notificação.
Você pode criar notificações utilizando eventos pré-configurados pela Kobana ou pode criar seus próprios eventos, definindo as datas exatas de quando eles serão enviados, como explicamos abaixo:
1. Acessando os Eventos Customizados
Para acessar a funcionalidade de personalização de eventos, clique em Automações > Eventos customizados.
Nessa tela, você consegue visualizar todos os eventos já criados. Caso não tenha criado nenhum evento, clique em Cadastre seu primeiro evento customizado!
2. Selecionado e criando eventos
A personalização possibilita que você crie novos eventos baseados em quatro acontecimentos com o boleto: Criação, Registro, Vencimento e Pagamento. E também baseado na situação dele: Aberto, Cancelado, Pago e Vencido.
No nosso exemplo, vamos supor que queremos enviar o boleto ao cliente 3 dias antes do vencimento. Neste caso, deve-se preencher o formulário de criação selecionando o "Campo data" como Vencimento. Em "Dias", insiro o número -3. Este número deverá estar acompanhando do sinal negativo ( - ), já que se dá 3 dias antes do vencimento.
Selecione a "Situação" dele como Aberto, para que a notificação não seja disparada depois de ele ser pago ou se vier a ser cancelado, por exemplo. Por último, na "Descrição", insira o nome do evento para reconhecê-lo na hora de criar a notificação, que neste caso é 3 dias antes do vencimento.
Para finalizar, clique em Adicionar Evento Customizado.
Se desejar que uma notificação seja enviada independentemente da Situação do boleto, basta deixar o campo em questão em branco.
A contagem de dias considera dias corridos, incluindo feriados e finais de semana.
Apenas criar o evento não vai fazer com que as notificações sejam enviadas ao seu cliente 3 dias antes do vencimento. Para isso, você deverá criar uma nova notificação.
3. Criando uma notificação
No menu Automações, selecione E-mails ou SMS, dependendo de qual você queira usar. Em seguida, clique em Notificações.
Nessa tela, você consegue visualizar todas as notificações já criadas pela sua conta. Se você nunca criou uma notificação, clique em Cadastre sua primeira notificação! Caso já tenha criado, clique em Nova Notificação.
No momento de selecionar o evento, procure o que você criou. No nosso, exemplo seria "Régua de Cobrança: 3 dias antes do vencimento".
A seguir, você deve preencher o restante das informações necessárias para criar a notificação.
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