O escopo de acesso é uma ferramenta de compartilhamento de recursos que permite adicionar boletos em um escopo específico, de modo que os usuários adicionados a determinado escopo tenham acesso apenas aos títulos selecionados.
Isso tem diversos usos práticos. Por exemplo, você pode criar um escopo para cada filial da sua empresa apenas com os boletos daquela filial, de modo que os colaboradores consigam trabalhar apenas com os títulos do escopo. Outro uso, é adicionar boletos vencidos ao escopo de uma empresa de cobrança terceirizada, para que eles lidem com a cobrança, sem acesso aos outros boletos. É uma grande ferramenta de organização.
Confira como usar e gerenciar os escopos de acesso na Kobana.
1. Crie o escopo de acesso
Para criar o escopo de acesso, clique em Administração > Segurança > Escopo de Acesso e preencha as informações pedidas.
Você precisa dar um nome para o escopo e, além disso, pode escolher algumas opções em relação aos boletos. Você também pode criar uma descrição para o escopo e, por fim, pode criar cópias usando as etiquetas, para facilitar ainda mais a organização.
Quer saber como usar as etiquetas da Kobana? Confira o artigo e descubra!
2. Adicione os usuários ao escopo
Com o escopo criado, você pode adicionar os usuários. Para isso, vá em Administração > Contas > Usuários, clique nas opções do usuário (o botão com três pontinhos em vertical) e clique em Alterar Escopo de Acesso.
Para adicionar o usuário ao escopo, basta ativar o botão destacado na imagem abaixo e clicar no botão Salvar Escopo de Acesso.
Além de adicionar o escopo, também é preciso editar as permissões dos usuários, para ditar o que eles podem fazer. Por exemplo, caso queira que o usuário apenas veja os boletos, você pode dar a permissão básica. Confira o artigo sobre como editar as permissões dos usuários para saber mais.
3. Adicione os boletos ao escopo
Para finalizar, você precisa adicionar os boletos ao escopo. Acesse Recebimentos > Boletos > Gerenciar, clique no botão opções do boleto e na opção Adicionar a um escopo.
Na caixa de diálogo que abrir, basta selecionar o escopo que você quer adicionar e clicar no botão Adicionar ao Escopo.
Pronto! Agora, os usuários adicionados ao escopo só terão acesso aos boletos que você desejar.
