Passar para o conteúdo principal
Como integrar a Kobana ao Hotzapp?
Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 5 meses

O Hotzapp é uma ferramenta que, a partir das informações das suas cobranças, gera um fluxo para que você cobre com facilidade dos seus clientes usando o WhatsApp e, assim, diminua a sua inadimplência.

Por meio da integração com a Kobana, o Hotzapp realiza a leitura dos boletos da sua conta, adiciona os contatos, de acordo com o cadastro na Kobana, dos seus clientes na sua conta do Google e cria um fluxo para que você cobre de maneira super fácil os seus clientes via WhatsApp.

Para realizar a integração entre a Kobana e o HotzApp você deve ter uma conta ativa na Kobana e no Hotzapp e seguir os passos abaixo:

1. Adicionando Loja

Acesse sua conta da Hotzapp (hotzapp.me), clique no menu Lojas e, em seguida, clique em Adicionar Loja.

Preencha o formulário com o nome da sua loja e a sigla dela. Você pode preencher com o nome da sua empresa mesmo.

A plataforma de pedido deverá ser Kobana.

Selecione quando você quer ser lembrado do envio do WhatsApp. No caso abaixo, selecionei Pedidos Aguardando Pagamento e Pedidos Pagos.

Quando estiver tudo preenchido, clique em Criar.

2. Conectando à Kobana

Agora que você criou sua loja, você deve conectá-la à sua conta da Kobana. Para isso, acesse novamente o menu Lojas e clique em Instruções de Integração.

Copie a URL gerada (circulada em azul na imagem abaixo).

3. Criando o webhook na Kobana

Com o link copiado, você deve acessar sua conta na Kobana e criar um webhook.

Webhook é um recurso simples que permite que sistemas externos, no caso o Hotzapp, recebam notificações de todos os eventos que ocorrem na Kobana.

Para criar um webhook novo na Kobana, clique no menu Integrações > API Kobana > Webhooks.

Se você nunca criou um webhook, você vai clicar no botão verde Cadastrar novo Webhook, como na imagem acima.

Na página que abrir, você deverá colar a URL que copiou lá do Hotzapp no Endereço para o Payload (URL), como mostrado abaixo.

Deixe o Tipo de Requisição e o Limite de envios simultâneos como está. A carteira você pode selecionar a que você deseja utilizar com o Hotzapp ou pode deixar em branco para utilizar com todas elas.

Na segunda parte do formulário, você deve selecionar os seguintes eventos:

  • Boleto atualizado;

  • Boleto gerado;

  • Boleto ficou vencido;

  • Boleto foi pago;

  • Boleto registrado.

Deixe o botão Ativo marcado e clique em Salvar Webhook.

4. Utilizando o Hotzapp

Pronto! Agora que você configurou tudo, por meio dos painéis do Hotzapp, você vai conseguir ver os boletos para realizar as cobranças dos seus clientes.

Alguns pontos importantes:

  • O envio via WhatsApp vai depender se os seus clientes possuem um número de celular cadastrado na Kobana;

  • Faça o download e instale a aplicação do WhatsApp no seu computador;

  • Conheça mais sobre o Hotzapp e aprenda sobre os seus recurso acessando o Conteúdo de Suporte.

Respondeu à sua pergunta?