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Como gerar boletos na Shopify usando a Kobana?

Descubra como fazer a integração entre a Shopify e a Kobana para gerar boletos diretamente pela sua loja!

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Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de 2 semanas

A Shopify é uma plataforma de e-commerce em que você pode criar sua própria loja virtual totalmente hospedada e com domínio personalizado.

Para melhorar as suas vendas é possível integrar a sua loja da Shopify à Kobana e oferecer aos seus clientes a opção de pagamento por boleto, automatizando o processo. Neste artigo, vamos ver como fazer essa integração.

Lembrando que, para fazer o passo a passo, é necessário que você tenha conta na Kobana e na Shopify.

1. Adicionando o boleto como opção de pagamento

Para começar, precisamos cadastrar o boleto bancário como uma opção de pagamento na Shopify. Faça isso acessando a sua conta e clicando na opção Configurações no menu lateral esquerdo.

Na tela seguinte, clique na opção Pagamentos.

Em pagamentos, desça até a área de Formas de pagamento manuais, selecione a opção com o botão + Formas de pagamento manuais e em Criar forma de pagamento personalizada.

Na tela seguinte, você precisa preencher as informações da forma de pagamento. No primeiro campo, Nome da forma de pagamento personalizada, escreva “Boleto Bancário”, com as iniciais maiúsculas e acento.

Atenção! Caso o método esteja escrito de qualquer outra forma, a integração não irá funcionar.

Em Informações adicionais, você pode escrever uma mensagem que aparecerá para o seu cliente antes de ele optar pelo método de pagamento por boleto. E em Instruções de pagamento, coloque uma mensagem que será exibida após a finalização da compra. Elas podem ser iguais ou não, dependendo do que você quer informar ao seu cliente.

No nosso exemplo, colocamos Você receberá o boleto por e-mail; em ambos os campos.

Com tudo preenchido, clique no botão Ativar para ativar esse modo de pagamento na sua loja. Agora, o Boleto Bancário já aparecerá como uma opção:

2. Configurando o webhook

O próximo passo é a configuração do webhook, uma ferramenta que permite que você seja notificado sobre os eventos envolvendo os boletos na sua loja. Por exemplo, quando um boleto é pago.

Para fazer isso, ainda dentro das Configurações, no menu do lado esquerdo, clique em Notificações e, no final da página que abrir, clique no botão Webhooks.

Na tela seguinte, você verá os seus webhooks e, para criar um novo, clique em Criar webhook. Vai abrir para você uma caixa de diálogo como a da imagem abaixo. No campo Evento, selecione a opção Criação de pedido. E ao lado, em Formato, a opção JSON.

No campo URL você colocará um endereço no seguinte formato: https://shopify.kobana.com.br/[token]/[id-carteira]/[tag]. Os valores entre colchetes serão substituídos pelos valores correspondentes da sua conta da Kobana. Por fim, na versão da API, recomendamos escolher a mais recente. A versão preenchida ficaria assim:

Os campos da URL [id-carteira] e [tag] são opcionais.O [id-carteira] é usado quando você possui mais de uma carteira de recebimento e deseja escolher por qual delas o boleto será gerado. Já a [tag] é para você passar uma etiqueta que será aplicada no boleto.

Por fim, você vai precisar do token da API. Essa é uma informação que você precisa para autenticar a troca de informações entre os sistemas. Você pode criá-lo na sua conta da Kobana, acessando Integrações > API (seu sistema -> Kobana) > Token de API.

A sequência de números e letras destacadas na imagem é o seu Token. Por uma questão de segurança, ele é exibido apenas uma vez, quando for criado. Se você já tem alguma integração com a API da Kobana, esse token deve estar salvo em algum lugar seguro. Caso essa seja sua primeira integração, não esqueça de salvar o seu token.

Por fim, repita o processo criando um novo webhook, sendo que dessa vez em Evento, selecione a opção Cancelamento de pedido. Ao final do processo, você deve terminar com 2 webhooks configurados: um para o pedido criado e outro para o pedido cancelado. Assim, você tem controle sobre as duas pontas do processo.

3. Habilitando o cadastro do CPF

Agora, é preciso habilitar o cadastro de CPF do cliente para a compra por boleto, já que esse é obrigatório para a emissão dos títulos.

No menu Configurações, clique em Checkout e configure o campo Nome da empresa como Obrigatório, nas Informações do cliente.

Após salvar o nome da empresa como obrigatório, desça um pouco mais a página e clique em Editar conteúdo do checkout dentro do menu Idioma do Checkout.

Em seguida, clique no botão Pesquisar e filtrar e escreva “empresa”. Na próxima página, na sessão Checkout & system > Checkout contact, troque todas as informações por CPF, como na imagem abaixo:

Finalize o processo subindo ao topo da página e clicando em Salvar.

Pronto! Os seus clientes já podem optar pelo pagamento em boleto e vão informar o CPF na compra.

4. Configurando o recebimento de pagamento

Para finalizar o processo, precisamos configurar o envio da informação de pagamento recebido da Kobana ao Shopify. Assim, o sistema pode atualizar a ordem de compra e possibilitar o envio do produto. Começamos esse processo criando um aplicativo no Shopify.

Comece acessando o menu Configurações > Apps e canais de vendas, e em seguida clique no botão Criar um app.

Na tela seguinte, dê um nome para o APP, como Integração Kobana. Aqui, você deve começar com a configuração do app. Ainda na aba Visão Geral comece clicando em Configurar escopos da API Admin. Em seguida, procure por “pedidos” e escolha as opções de ler e escrever pedidos. Clique em Salvar, no topo da página, para continuar.

Para finalizar, clique em Instalar app.

Agora, você também precisa pegar ou gerar as chaves de API do Shopify. Faça isso na aba Credenciais da API. Nessa página, você precisa das informações da Chave de API e chave secreta da API.

Com o app configurado e as credenciais em mãos, vamos criar o webhook na Kobana. Acesse a sua conta da Kobana e clique em Integrações > API (Seu sistema -> Kobana) > Webhooks e clique no botão Novo Webhook:

Comece dando um nome para o webhook, como Webhook Shopify.

No campo Endereço para a requisição você irá colocar o endereço no seguinte formato: https://shopify.kobana.com.br/update-order/[shop-name]/[chave_de_api]/[chave_secreta]. Nesse caso, os valores entre colchetes serão substituídos pelos valores correspondentes da sua conta do Shopify.

O Shop Name é o nome usado no endereço de acesso ao Shopify. Por exemplo, se o seu endereço for https://minhaloja.myshopify.com substitua [shop-name] por minhaloja.

Retornando para a Kobana, o Endereço para a requisição vai ficar algo como: https://shopify.kobana.com.br/update-order/minhaloja/4138a136852babd8478eb7ac61956c19/ab039422c64443e5a6edec71ed02659d. Selecione os eventos Boleto foi pago e Boleto cancelado e clique em Salvar Webhook.

Pronto! Agora quando um boleto for pago, a ordem de compra no Shopify será atualizada e toda vez que um boleto for cancelado, a ordem de compra será cancelada.

5. Outras configurações

Existem outras configurações que você pode fazer, como o envio de notificações automáticas por e-mail. Assim, toda vez que um boleto for criado ele é automaticamente enviado para o seu cliente.

O artigo linkado acima tem tudo que você precisa, mas vamos passar algumas informações de preenchimento para o caso específico da Shopify:

  • O campo evento: Escolha Boleto gerado;

  • O campo remetente: Coloque o endereço de e-mail que você quer que apareça como remetente. Lembre-se que é possível que o cliente responda para esse endereço com alguma dúvida;

  • O campo e-mail do destinatário: Não precisa preencher, pois ele irá puxar automaticamente o e-mail do usuário da Shopify;

Outra configuração que pode ser interessante na Shopify é o campo Meta, que permite colocar variáveis como ID de compra, tipo de produto, número de ordem e por aí vai. Caso queira usar esse campo, confira nosso artigo sobre o campo Meta.

Pronto, agora a integração entre Shopify e Kobana está completa e pronta para funcionar! Se você for fazer um teste de compra na sua loja virtual para verificar o funcionamento da integração, você não poderá usar o mesmo e-mail cadastrado como dono da conta da Kobana, já que não é possível gerar um boleto para você mesmo na plataforma.

Utilize um outro e-mail para fazer o teste e, caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com o nosso suporte: suporte@kobana.com.br.

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