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Como usar a restrição de crédito na Kobana?
Como usar a restrição de crédito na Kobana?

Descubra como usar essa ferramenta de controle de inadimplência diretamente pela Kobana!

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Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

A restrição de crédito, ou negativação de crédito, é uma ferramenta interessante para diminuir a inadimplência na sua empresa. Neste artigo, vamos mostrar como fazer a restrição diretamente pela Kobana.

Atenção! Para fazer a restrição de crédito dentro daela Kobana, você precisa ter esse serviço contratado no SPC.

1. Crie uma conexão com o SPC

Para começar a usar a restrição de crédito, você precisa criar uma conexão com o SPC. Acesse a plataforma da Kobana e clique em Integrações > Bancos e Serviços > API > Nova conexão e escolha a opção do SPC:

Na tela seguinte, coloque as credenciais pedidas pelo sistema (operador e senha), dê um nome para a conexão e clique em Salvar.

Para finalizar, clique no botão Validar Conexão para o sistema verificar que está tudo correto.

2. Adicione uma nova conta de restrição

Agora que você já tem uma conexão, acesse Recebimentos > Restrição de Crédito > Contas de restrição para adicionar uma nova conta. Preencha um nome para identificar a conta e na natureza da inclusão, escolha a situação que mais se encaixa com a sua empresa. Você também pode definir um número máximo de restrições por cliente.

3. Estabeleça algumas regras de restrição

Para facilitar o processo, você pode criar regras de restrição a partir de eventos customizados. Ou seja, automaticamente após determinado evento, o sistema automaticamente vai negativar os boletos que se encaixam na regra criada.

Acesse Recebimentos > Restrição de crédito > Regras de restrição para criar uma nova regra. Por exemplo, criamos uma regra que dispara a negativação para um boleto 30 dias após o vencimento.

Você também pode criar regras de restrição para clientes específicos. Acesse CRM > Gerenciar Clientes para ver a lista completa de clientes da sua empresa. Clique no botão Ver Cliente, e Ações > Alterar e desça até a seção que fala sobre a restrição de crédito. Aqui, você pode estabelecer regras específicas para esse cliente, como o limite máximo de negativações, ou até mesmo a possibilidade de jamais restringir o seu crédito.

Atenção! Por uma regra do SPC, você precisa preencher a data de nascimento para negativar clientes.

4. Restrinja o crédito manualmente

Também é possível restringir o crédito de um cliente manualmente a partir de um boleto vencido na plataforma. Lembrando que, por uma regra do próprio SPC, negativações só podem ser feitas em boletos que estão vencidos há mais de 15 dias.

Acesse a plataforma da Kobana e clique em Recebimentos > Boletos > Gerenciar para ver toda a lista de boletos.

Dica! Use o filtro do lado direito da tela para exibir apenas os boletos vencidos.

Encontre o boleto que está vencido e clique em Ver Boleto e em seguida na aba Restrição. Caso o boleto esteja vencido há menos de 15 dias, você verá uma mensagem dizendo que esse boleto ainda não pode ser negativado. Caso contrário, você poderá escolher a conta de restrição cadastrada para efetuar o processo. Ao escolher, o sistema irá criar uma nova restrição.

O que acontece com um boleto que tem uma restrição de crédito associada?

Caso um boleto tenha uma restrição de crédito associada, existem algumas situações que podem surgir por conta de certas interações o envolvendo. Por exemplo, caso você tente cancelar um boleto associado a uma negativação, o sistema automaticamente enviará um comando de positivação para o SPC. O mesmo acontece na hora de informar um pagamento.

Caso você tente copiar o boleto, o sistema por padrão torna o novo boleto como o “principal” e apenas quando o novo for cancelado, será enviada a positivação. Quando qualquer um dos dois boletos forem pagos, a positivação será efetuada.

Verifique o status das restrições de crédito efetuadas

Para verificar todas as restrições de crédito feitas na plataforma, acesse a Kobana e clique em Recebimentos > Restrição de Crédito > Restrições para ver a lista completa de restrições.

Você também pode verificar o status das restrições pelos boletos, acessando Recebimentos > Boletos > Gerenciar. Nessa lista, você verifica o status da restrição em cada boleto, lembrando que você pode usar os filtros para visualizar mais facilmente.

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