Em certas ocasiões pode ser necessário cancelar um boleto que foi gerado anteriormente. Os motivos podem ser diversos, como o cancelamento do fornecimento de produto ou prestação de serviço, a geração com algum dado equivocado, entre outros.
Por meio da Kobana, é possível cancelar um boleto a qualquer momento e com apenas alguns cliques.
Veja como fazer isso na prática e também como informar ao banco.
Atenção! Recomendamos que um boleto seja cancelado apenas quando o registro já tiver sido confirmado ou se a remessa solicitando o registro ainda não tenha sido enviada ao banco manualmente. Caso contrário, existe a chance do banco negar a baixa, pois o boleto não foi registrado ainda.
Cancelar um boleto individual
Há duas maneiras de cancelar um boleto na Kobana. Na página principal de boletos (Recebimentos > Boletos > Gerenciar), em que você tem a visão dos últimos boletos gerados, você pode localizar o boleto aplicando um filtro e, em seguida, clicar nos três pontos e, então, Cancelar.
Além disso, você poderá acessar a página específica do boleto, clicando em ver boleto (👁️), como pode ser visto na imagem acima. Na barra superior da tela do boleto, terá a opção Ações > Cancelar.
Motivo do Cancelamento
Ao cancelar o boleto, aparecerá uma janela para caso queira incluir o motivo pelo qual o boleto será cancelado. Você poderá selecionar um motivo e clicar em Cancelar.
Sempre que precisar consultar o motivo de um boleto ser cancelado, você poderá acessar a página do boleto e manter o cursor em cima do status dele.
Cancelar diversos boletos
Se for o caso, também é possível cancelar seus boletos em lote, ou seja, não seria necessário entrar na página de cada um fazer este processo de forma individual.
Na página de boletos, selecione os que deseja cancelar utilizando as caixas à esquerda e, em seguida, clique no botão Cancelar que irá aparecer.
Informar ao banco
Ao cancelar seus boletos na Kobana, é essencial informar essa ação ao banco, para que o título seja baixado no sistema bancário e passe a ficar indisponível para pagamento.
A ocorrência com o Pedido de Baixa será gerada automaticamente após o boleto ser cancelado, devendo ser transmitida em um arquivo de remessa gerado por meio de nossa plataforma e enviado ao banco via Internet Banking.
Caso a sua carteira esteja com o EDI ativado, a remessa será gerada e enviada automaticamente ao banco. Sua carteira poderá também estar conectada com a API do banco que realiza cancelamento. Neste último caso, não será necessária a geração de um arquivo remessa.
Atenção! Nem todas as conexões via API ou web service realizam o cancelamento do boleto.