A forma mais eficiente de comunicação entre a Kobana e o seu banco é por Web Service ou API bancária.
Com essas formas de comunicação, o acesso ao sistema do banco é direto, possibilitando o registro do boleto em poucos segundos e permitindo que o seu cliente possa pagar imediatamente ao recebimento. Dependendo do banco, é possível realizar outras operações, como alteração, cancelamento e receber a confirmação de pagamento.
A conexão via Web Service substitui apenas o arquivo de remessa referente ao registro do boleto. Para qualquer alteração ou cancelamento, ainda será necessário fazer o envio seja de forma manual ou automática, bem como dos arquivos de retorno.
O que é necessário para ativar a comunicação com o banco via API ou web service?
Listamos abaixo todos os bancos que a Kobana possui conexão via API ou web service e como deve ser o procedimento de ativação:
Banco | Tipo | Ações necessárias para ativação |
Banco do Brasil | API | Cadastrar as credenciais da API bancária na Kobana: Como conectar à API de cobrança do Banco do Brasil? |
BTG | API | Gerar as credenciais necessárias no Internet Banking e cadastrá-las na Kobana. Como ativar a comunicação via API do BTG? |
Banco Inter | API | Enviar arquivo gerado no Internet Banking com as credenciais: Como ativar a comunicação via API do Banco Inter? |
Bradesco | Web Service | Após solicitar ao gerente a ativação do web service para registro do boleto, o mesmo deverá habilitar o indicador 175. Após o gerente confirmar que habilitou, conecte e ative a comunicação automática por meio da interface da Kobana, conforme explicamos abaixo. |
BV | API | Pegar as credenciais necessárias com o banco e inserí-las na plataforma da Kobana. Como ativar os recebimentos de boletos pela API do BV? |
Caixa Econômica Federal | Web Service | Peça para o banco habilitar o registro via Web Service. Após o gerente confirmar que habilitou, conecte e ative a comunicação automática por meio da interface da Kobana, conforme explicamos abaixo. |
Banco Cora | API | Gerar as credenciais no site do banco e configurar a conexão na Kobana. Como ativar a comunicação via API com o Cora? |
Cresol | API | Pegar as credenciais com o banco e configurar a conexão na Kobana, como explicamos abaixo. |
Daycoval | API | Pegar as credenciais com o banco e configurar a conexão na Kobana, como explicamos abaixo. |
Itaú | API | Geração de chaves para acesso às credenciais: Como ativar a comunicação via API com o Itaú |
PJ Bank | API | Pegar as credenciais com o banco e configurar a conexão na Kobana, como explicamos abaixo. |
QI Tech | API | Gerar as chaves e configurar na conta da Kobana e do banco: |
Safra | API | Solicitar as credenciais necessárias no banco e configurar a conexão na Kobana. |
Santander | Web Service | Validar certificado no banco e disponibilizar na Kobana junto com o código de estação: Como ativar o registro automático por meio do Web Service do Santander? |
Semear | API | Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br. |
Sicoob | Web Service | Inclusão de credenciais e autorização pelo portal do banco: Como ativar o registro via web service do Sicoob? |
Sicredi | API | Gerar Token Master por meio do Bankline e enviar à nossa equipe: Como ativar o registro automático por meio do Web Service do Sicredi? |
Unicred | Web Service | Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br. |
Uniprime | Web Service | Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br. |
Você só poderá utilizar esse tipo de serviço tendo um plano contratado na Kobana. Essa funcionalidade não está disponível no Ambiente Sandbox.
Caso o seu banco não esteja relacionado acima, entre em contato com o seu gerente e solicite o manual para comunicação via API para o produto de cobrança e encaminhe à nossa equipe.
Como criar uma conexão com o banco e ativar a comunicação
Cada banco tem suas peculiaridades para ativar a comunicação, como as credenciais que devem ser geradas, o certificado a ser gerado e validado, e como a comunicação é de fato ativada. Realizados os procedimentos necessários no banco, você deverá criar uma conexão na interface da Kobana e, então, ativar essa comunicação, conforme explicamos a seguir:
1. Crie a conexão com o banco
O primeiro passo será acessar o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Condigurar nova. No cadastro, selecione o logo do seu banco e dê um nome para essa conexão, como "REGISTRO BOLETO - BANCO XYZ - NOME DA EMPRESA". Em seguida, serão solicitadas as credenciais, certificando uma simples ativação, dependendo do banco.
2. Associe a conexão à respectiva carteira
Realizada a validação acima com sucesso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.
O sistema vai solicitar que você escolha uma conexão para vincular a esta carteira. Selecione a conexão que acabou de criar e finalize o procedimento.
3. Confirme a ativação do serviço
Recomendamos, ao finalizar o processo, emitir um boleto para testar o registro e verificar na aba de registro se o mesmo foi feito pelo web service.