Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - BoletoIntegração bancária
Como ativar o registro automático de boletos via API do Sicredi?
Como ativar o registro automático de boletos via API do Sicredi?

Veja como conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Sicredi.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 3 meses

O registro via API possibilita que os boletos gerados na Kobana sejam registrados automaticamente e em segundos, sem a necessidade de gerar um arquivo de remessa. Siga os passos abaixo para ativar esse serviço pela API do Sicredi.

1. Acesse o Portal do Desenvolvedor do Sicredi

Para criar a conexão, antes de mais nada, é preciso acessar ou criar uma conta no ambiente do Sicredi, pelo portal do desenvolvedor do banco, para pegar as três credenciais que você precisa: Username, Password e Access Token.

Para começar, uma vez logado, clique no botão Criar uma nova aplicação para criar uma nova App em produção. No nome, use o prefixo API Cobrança e o final com o nome Produção, para identificar qual é a App em questão. Por exemplo, dê o nome API Cobrança <Seu Código de Beneficiário> Produção.

Em seguida, selecione a API de Cobrança (API Boleto 1.0.0) e a API de Autenticação Parceiros na lista de APIs disponíveis. Assim que você criar a App, você terá acesso ao Client ID, que será usado no próximo passo.

2. Gere o token de acesso e a password

Com a App criada, é hora de gerar o token de acesso. Ainda no portal do desenvolvedor, clique no menu Suporte > Abrir chamado e selecione a opção COLOCAR AQUI QUAL OPÇÃO. Preencha o campo Client ID ou Nome da App com a que você criou no passo anterior. O seu token será criado após o tempo informado pelo sistema.

Após a aprovação, você pode visualizar o access token de cada aplicação, clicando no botão Ver detalhes no menu Minhas Apps.

Agora que você já tem o access token, vamos gerar a password (ou código de acesso). Acesse o Internet Banking e clique no menu Cobrança > Código de acesso > Gerar. Lembrando que esse menu só é visível para beneficiários que possuem a API de cobrança habilitada no convênio.

Essa chave será habilitada após ser informado um dispositivo de segurança.

Lembrando que no Sicredi, seu username é o código do beneficiário + código da cooperativa.

3. Crie a conexão na Kobana

Agora que você tem tudo que precisa, vamos criar a conexão na Kobana. Para isso, acesse o menu Integrações > API > Configurar Nova e escolha a conexão de boletos do Sicredi.

Em seguida, dê um nome para a conexão, como API-Boleto-Sicredi e escolha o ambiente de produção ou homologação. Lembrando que o ambiente de homologação é apenas para testes, e o processo para criar as credenciais é diferente para esse ambiente.

Preencha as três credenciais que pegamos no ambiente de desenvolvimento do Sicredi: Username, Password e Access Token. Clique no botão Salvar para continuar.

Finalizando a conexão, clique no botão Validar conexão para que o nosso sistema possa conferir que todas as informações foram preenchidas corretamente e que a conexão está funcionando como esperado.

4. Associe a conexão com a carteira do Sicredi

Para começar a emitir os boletos, você precisa ter uma carteira de recebimentos cadastrada e homologada na Kobana. Caso ainda não tenha, confira o artigo e descubra como fazê-lo.

Caso já tenha, acesse Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique no botão Ativar da coluna Web service da carteira do Sicredi que quiser cadastrar esse serviço. Na tela da conexão, escolha a que você acabou de criar.

Recomendamos que, no final do processo, você emita um boleto para confirmar que o registro foi feito. Você pode ver isso acessando o menu Recebimentos > Boletos > Gerenciar e, na página do boleto, acessar a aba registros.

Respondeu à sua pergunta?