O registro via API bancária possibilita que o boleto gerado na Kobana seja registrado na hora, sem a necessidade de criar um arquivo de remessa. Siga os passos abaixo para ativar esse serviço disponível no Sicoob.
1. Acesse o Portal Developers do Sicoob
Realize o cadastro ou login no Portal Developers do Sicoob.
2. Crie uma aplicação
Acesse o menu Meus Aplicativos > Nova Aplicação.
Em seguida, faça o login no Sicoobnet.
Autorize a autenticação da conta, clicando em Aprovar.
Agora você será encaminhado para seguir com o cadastro da sua aplicação. Preencha com o nome da aplicação (ex.: Nome da Empresa - Registro de Boleto - Conexão Kobana) e uma descrição (Ex.: Registro de boletos via integração Kobana).
Na página seguinte, selecione com qual API deseja integrar. Neste caso, será a API de boletos para cobrança.
Selecione o número da conta que pretende realizar a conexão.
Atenção! É importante que essa conta seja vinculada a alguma carteira de recebimento cadastrada na Kobana.
Na sequência, selecione Não para a integração por meio de empresa parceira. Realize o upload do certificado digital emitido pelo ICP Brasil para o seu CNPJ.
Na próxima página, confirme os dados e clique em Concluir.
Com a aplicação criada, você poderá ter acesso à credencial necessária, Client ID. Copie a credencial e salve em um local seguro. Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de Produção.
3. Importe o certificado digital na Kobana
Com a credencial coletada, você vai acessar sua conta da Kobana. No menu Administração > Segurança > Certificados, vai clicar em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e importe o mesmo certificado usado no Portal Developer do Sicoob.
4. Crie a conexão com o banco
Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar Nova.
Em seguida, selecione o produto que deseja utilizar, que neste caso será o Boleto. Insira o Client ID, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como "REGISTRO BOLETO - SICOOB - NOME DA EMPRESA".
5. Associe a conexão à respectiva carteira
Criada a conexão, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.
O sistema vai solicitar que selecione uma conexão para vincular a esta carteira. Selecione a conexão que acabou de criar e finalize o procedimento.
6. Confirme a ativação do serviço
Recomendamos que, ao finalizar o processo, emita um boleto para testar o registro e verifique na aba de registro se o mesmo foi feito pela API bancária.