Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - Pagamentos
Como ativar a API de pagamentos e transferências do Sicoob?
Como ativar a API de pagamentos e transferências do Sicoob?

Descubra como integrar a API para fazer essas operações pela Kobana!

Thiago Savelli avatar
Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de 3 meses

A possibilidade de fazer pagamentos e transferências pela Kobana é mais um exemplo de como a plataforma facilita e agiliza a gestão financeira do seu negócio, permitindo usar diversas operações em diferentes bancos, de uma só vez.

Se você é cliente do Sicoob, vamos mostrar como fazer pagamentos de boletos e Pix e transferências por TED e Pix diretamente pela nossa plataforma.

Lembrando que para fazer os pagamentos você precisa ter uma conta do Sicoob cadastrada na Kobana. Caso não tenha, confira o artigo e descubra como cadastrar uma conta financeira.

1. Acesse o Portal Developers do Sicoob

Para ativar a API de pagamentos e transferências, você precisa criar uma conexão entre a Kobana e o banco. Comece fazendo o cadastro ou login no Portal Developers do Sicoob: https://developers.sicoob.com.br/#!/login

2. Crie uma aplicação

Acesse o menu Meus Aplicativos e Nova Aplicação.

Em seguida, valide os seus dados a partir de uma autenticação com seu login do Sicoobnet.

Autorize a autenticação da conta clicando em Aprovar.

Agora você será encaminhado para seguir com o cadastro da sua aplicação. Preencha com um nome (ex.: Nome da Empresa - Pagamentos - Conexão Kobana) e uma descrição (Ex.: Criação de pagamentos via integração Kobana).

Na página seguinte, selecione com qual API deseja integrar. Neste caso, será a API de pagamentos e transferências. Selecione também o número da conta que pretende realizar a conexão.

Atenção! Essa conta deve ser a mesma conta financeira que está cadastrada na Kobana.

Na sequência, selecione não para a integração por meio de empresa parceira e faça o upload do certificado digital emitido pelo ICP Brasil para o seu CNPJ.

Na próxima página, confirme os dados e clique em Concluir. Com a aplicação criada, você terá acesso à credencial necessária, a Client ID. Copie a credencial e salve em um local seguro.

Atenção! Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de Produção.

3. Importe o certificado digital na Kobana

Com a credencial salva, você vai acessar a sua conta da Kobana. No menu Administração > Segurança > Certificados clique em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e importe o mesmo arquivo que você usou no Portal Developer do Sicoob.

4. Crie a conexão com o banco

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar nova e selecionar o Sicoob.

Em seguida, preencha as informações que o sistema pedir. Insira o Client ID, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como "PAGAMENTOS - SICOOB - NOME DA EMPRESA".

Atenção! Você pode escolher fazer o processo tanto em produção quanto em homologação, sendo que o segundo é apenas para testes. Caso queira usar o ambiente de testes, é preciso repetir o processo em produção.

As permissões indicam o que é possível fazer com a conexão. Para o nosso caso, você precisa escolher a opção de transferências/pagamentos.

Após preencher as informações, clique em Validar conexão para o sistema verificar que tudo está funcionando perfeitamente.

5. Associe a conexão à conta financeira

Agora, você precisa associar a conexão com a conta financeira do Sicoob. Acesse Financeiro > Contas > Gerenciar e clique no botão Ver conta da conta do Sicoob que você quiser usar.

Na conta, clique no botão Ações e em seguida em Associar conexão de pagamento e escolha a conexão que criamos acima.

6. Teste a conexão

Agora que você terminou a configuração da conexão da API, recomendamos que você faça um teste pagando um Pix ou um boleto que você mesmo gerou. Assim, podemos verificar que tudo está funcionando corretamente.

Com tudo ok, você pode começar a fazer as operações. Temos dois artigos mostrando como fazer pagamentos e transferências, com o passo a passo dessas operações pela nossa interface.

Respondeu à sua pergunta?