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Como fazer pagamentos pela Kobana?

Descubra como automatizar a comunicação com o Banco para fazer seus pagamentos!

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Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

A possibilidade de fazer pagamentos pela Kobana é mais um exemplo de como a plataforma facilita e agiliza a gestão financeira do seu negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como pagar boletos, contas de consumo, Pix e mais pela interface da Kobana.

Quer saber como fazer pagamentos em algum banco específico? Confira alguns dos artigos que temos abaixo:

1. Confirme a sua conta financeira

Para fazer qualquer pagamento, é preciso ter uma conta financeira associada à Kobana. Caso ainda não tenha, confira como criar uma conta financeira. Além disso, você também precisa ter uma conexão com um banco na conta que for usar. Caso não tenha, confira como criar uma conexão na Kobana.

Caso já tenha, você pode verificar o status da conta financeira e da conexão acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta do lado direito da tela.

Dentro da conta, clique em Ações > Associar conexão de transferência para associar essa conta a um banco. Caso essa opção seja Alterar conexão de transferência, essa configuração já foi feita, e você só deve trocar caso queira usar outro banco.

Por fim, ainda dentro da sua conta financeira, pode ser que o seu banco peça que você coloque um número de convênio de pagamento, um código necessário para fazer certas operações financeiras. Converse com o seu gerente para receber o número.

Com ele em mãos, adicione na sua conta financeira acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta. Dentro da conta, clique em Ações > Alterar para inserir o número de convênio de pagamento.

2. Importe um CSV das operações para a Kobana

Com a conta configurada, podemos fazer os pagamentos, usando os boletos como exemplo.

Acesse o menu Pagamentos > Importar > Pagamentos de Boletos, na plataforma da Kobana. Nesta página, você pode baixar um modelo de planilha para preencher com os dados das operações, como no exemplo abaixo:

Os campos Valor, CPF/CNPJ do beneficiário, Nome do beneficiário e código de barras são auto-explicativos. Já o campo ID da Conta Financeira, é o número que identifica qual é a conta cadastrada na Kobana da qual vai sair o pagamento.Você pode conferir esse número na plataforma em Financeiro > Contas > Gerenciar.

Uma vez que todas as informações sejam preenchidas, você precisa baixar o arquivo, sempre em formato csv. No Google Sheets, é como no exemplo abaixo:

Com a planilha preenchida, basta subir o arquivo em Pagamentos > Importar > Pagamentos de boletos.

Para as contas de consumo, Pix, DARFs e GRUs o processo é quase idêntico. As únicas diferenças são as informações preenchidas e o caminho da plataforma onde subir o arquivo. Acesse Pagamentos > Importar, e em seguida na opção desejada.

Fazendo uma operação por vez

Também é possível fazer um pagamento por vez, caso queira. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar e clique no botão da imagem abaixo:

Na próxima tela, escolha o tipo de operação e preencha todas as informações pedidas pelo sistema. Clique em Salvar pagamento para finalizar a operação.

3. Confira o status da importação

Após o upload do csv, você automaticamente será direcionado para o status da importação. Se isso não ocorrer, você pode achar essa informação em Administração > Históricos > Importações, como na imagem abaixo:

Clicando no ícone do lado direito, você consegue visualizar os detalhes da importação e será alertado caso o sistema tenha encontrado algum problema.

4. Crie os lotes das operações

Uma vez que as operações estejam importadas, você precisa criar um lote para enviá-las ao banco. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar.

Selecione as transferências que deseja adicionar ao lote clicando nos checkboxes do lado esquerdo e em seguida no botão para adicionar lote, como na imagem:

O sistema vai criar um lote para cada conta financeira e para cada tipo de operação. No exemplo acima, são 2 operações, com 1 boleto e uma conta de consumo, todos da mesma conta financeira. Logo, serão criados 2 lotes.

Após os lotes criados você pode acessar Pagamentos > Lotes de pagamentos para verificar se está tudo ok.

Atenção: As operações só são enviadas para o banco após a criação do lote.

5. Confirme o envio do lote ao banco

O próximo passo varia de acordo com a sua comunicação com o banco, podendo ser por API, EDI, ou manual.

O sistema da Kobana prioriza a API, por ser o meio mais rápido e eficiente de trocar informações. Então, se você ainda não tem essa conexão, confira como integrar com o seu banco por API. Caso tenha, e caso o banco aceite pagamentos por API, está tudo certo.

Se a API não estiver configurada ou disponível para essa operação, o sistema automaticamente vai criar uma remessa, um único arquivo que reúne todas as informações das operações pendentes. Lembrando que o sistema faz uma varredura periódica dessas operações para criar as remessas. Então, pode ser que leve alguns minutos para que ela apareça.

Uma vez criada, o sistema vai tentar o envio por EDI, que é a comunicação pelo tráfego automático de remessas.

Caso tanto o EDI quanto a API não estejam disponíveis, você mesmo precisa enviar. Acesse o menu Integrações > Bancos e Serviços > EDI > Arquivos CNAB de Remessa, para encontrar o novo arquivo e confira como enviar o arquivo de remessa manualmente.

Com a remessa enviada, basta aguardar o banco processar e realizar as operações.

6. Libere a operação no banco

Esse passo não é sempre necessário, e depende da instituição que você quiser usar. Por uma questão de segurança, certos bancos exigem que você libere o pagamento para que ele seja aprovado. Confira abaixo como é feito esse processo para cada banco, dependendo da conexão que você tiver com ele:

Banco

Tipo de conexão e como liberar o pagamento

Banco do Brasil

- Conexão por API: O pagamento pode ser liberado diretamente na Kobana.

- Conexão por EDI: O pagamento deve ser liberado pelo Internet Banking.

Itaú

- Conexão por API: O pagamento deve ser liberado pelo Internet Banking.

- Conexão por EDI: O pagamento deve ser liberado pelo Internet Banking.

Santander

- Conexão por API: O pagamento pode ser liberado diretamente na Kobana.

- Conexão por EDI: O pagamento deve ser liberado pelo Internet Banking.

Inter

- Conexão por API: O pagamento deve ser liberado no Internet Banking, mas pode ser configurado para a liberação automática. Contate o seu gerente para entender como.

- Conexão por EDI: O pagamento deve ser liberado pelo Internet Banking.

Bradesco

- Conexão por EDI: O pagamento deve ser liberado pelo Internet Banking.

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