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Como pagar boletos e contas pela API do Santander?
Como pagar boletos e contas pela API do Santander?

Descubra como automatizar os pagamentos de boletos e contas de consumo diretamente pela Kobana!

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Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

A comunicação via API é a forma mais eficiente de trocar informações com um banco, permitindo que certos retornos sejam feitos até mesmo em tempo real. Neste artigo, vamos mostrar como fazer a conexão para efetuar pagamentos de boletos e contas de consumo pela API do Santander.

Quer receber por esse banco também? Confira o artigo e descubra como ativar a API de recebimentos do Santander!

1. Acesse a sua conta PJ no Santander

Para começar, acesse o portal de desenvolvedores do Santander, clique em Entrar e em seguida no botão Acesse com sua conta PJ.

O sistema vai pedir as suas informações de acesso, como usuário, conta, agência e senha. Lembrando que existem algumas regras para usar o portal de desenvolvedor do banco:

  • Somente o Usuário Master consegue criar aplicações em Produção, no Dev Portal;

  • É necessário que o Usuário Master tenha o ID Santander habilitado;

  • É necessário que o Usuário Master tenha um e-mail cadastrado associado ao seu usuário;

  • Para que o Usuário Master tenha acesso a duas ou mais empresas dentro do Dev Portal, é necessário que o mesmo faça o Login PJ para as diferentes empresas. Assim, ficarão associadas à sua conta.

2. Crie um aplicativo em produção

Uma vez logado, você precisa c/ riar um aplicativo em produção para gerar as credenciais necessárias. Clique em Aplicações, como na imagem abaixo, ao lado do nome da sua empresa.

Atenção! Certifique-se de que o check no lado superior direito está em Produção. Caso queira, você pode testar o processo em sandbox, mas será necessário refazê-lo completamente em produção.

No fluxo de criação de credenciais, escolha a opção Sou desenvolvedor e siga o passo a passo de acordo com a imagem abaixo. Para a Kobana, na opção 6, selecione a caixa Pagamento de contas. Na opção 5, em produtos, escolha a opção de pagamentos de contas.

3. Copie o ClientID e Client Secret

Após o processo ser aprovado, você deve voltar ao espaço anterior em Aplicações, para visualizar as informações que vamos precisar, o ClientID e Client Secret. Para copiar, clique nos botões destacados na imagem abaixo e guarde as informações em um arquivo, como o bloco de notas, uma por vez.

4. Verifique o status do certificado digital

Para certas conexões aqui na Kobana, você também vai precisar do certificado digital, que deve ser o mesmo que você usou para criar a aplicação no Santander. Caso o seu certificado tenha a validade expirada, você deve renovar subindo um novo certificado no portal do desenvolvedor e também na Kobana.

Caso queira verificar essas informações no sistema do Santander, acesse a sua conta PJ, clique em Aplicações para ver uma imagem como a abaixo.

Caso precise renovar, clique na opção Editar a aplicação para subir um novo certificado de acordo com as regras do banco:

5. Confirme a sua conta financeira

Para fazer qualquer pagamento, é preciso ter uma conta financeira associada à Kobana, pois é dessa conta que sairá o dinheiro para os pagamentos. Caso ainda não tenha, confira como criar uma conta financeira.

Caso já tenha, você pode verificar o status da conta financeira e da conexão acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta do lado direito da tela.

6. Crie uma conexão de pagamento com o Santander

Você também precisa criar uma conexão com o Santander, caso ainda não tenha. É a conexão que permite a comunicação com o banco, para que as operações de fato aconteçam.

Caso precise criar uma nova conexão, acesse Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar nova e escolha a opção do Banco Santander para iniciar o processo:

Na tela seguinte, preencha as informações pedidas pelo sistema. Primeiro, escolha as permissões que a API terá, ou seja, o que ela poderá fazer, como boletos, pagamentos e extrato. Nas credenciais, client ID e Client Secret, preencha as informações que você pegou na plataforma do Santander. Escolha também o mesmo certificado que você conferiu anteriormente.

Após inserir os dados, clique no botão Validar Conexão para que o sistema possa conferir as credenciais.

7. Associe a nova conexão à conta financeira

Para a conexão de fato funcionar, é preciso associá-la à sua conta do Santander na Kobana, acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta do lado direito da tela

.

Dentro da conta, clique em Ações > Associar conexão de pagamento para finalizar a conexão com o Banco.

8. Importe um CSV das operações para a Kobana

Agora que está tudo configurado direitinho, podemos fazer os pagamentos, usando os boletos como exemplo.

Acesse o menu Pagamentos > Importar > Pagamentos de Boletos, na plataforma da Kobana. Nesta página, você pode baixar um modelo de planilha para preencher com os dados das operações, como no exemplo abaixo:

Os campos Valor, CPF/CNPJ do beneficiário, Nome do beneficiário e código de barras são auto-explicativos. Já o campo ID da Conta Financeira é o número de identificação da conta na Kobana. Você pode conferir esse número na plataforma em Financeiro > Contas > Gerenciar. Preencha com a conta do Santander que está configurada para fazer os pagamentos.

Uma vez que todas as informações sejam preenchidas, você precisa baixar o arquivo, sempre em formato csv. No Google Sheets, é como no exemplo abaixo:

Com a planilha preenchida, basta subir o arquivo em Pagamentos > Importar > Pagamentos de boletos.

Para as contas de consumo, o processo é quase idêntico. As únicas diferenças são as informações preenchidas e o caminho da plataforma onde subir o arquivo. Acesse Pagamentos > Importar > Pagamento de Contas para fazer esse tipo de operação.

Criando uma operação por vez

Também é possível fazer um pagamento por vez, caso queira. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar e clique no botão da imagem abaixo:

Na próxima tela, escolha o tipo de operação e preencha as informações pedidas pelo sistema. Clique em Salvar pagamento para finalizar a operação.

9. Confira o status da importação

Após o upload do .csv, você automaticamente será direcionado para o status da importação. Se isso não ocorrer, você pode achar essa informação em Administração > Históricos > Importações, como na imagem abaixo:

Clicando no ícone do lado direito, você consegue visualizar os detalhes da importação e será alertado caso o sistema tenha encontrado algum problema.

10. Crie os lotes das operações

Uma vez que as operações estejam importadas, você precisa criar um lote para enviá-las ao banco. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar.

Selecione as transferências que deseja adicionar ao lote clicando nos checkboxes do lado esquerdo e em seguida no botão para adicionar lote, como na imagem:

O sistema vai criar um lote para cada conta financeira e para cada tipo de operação. No exemplo acima, são 2 operações, com 1 boleto e uma conta de consumo, todos da mesma conta financeira. Logo, serão criados 2 lotes.

Após os lotes criados você pode acessar Pagamentos > Lotes de pagamentos para verificar se está tudo ok.

Atenção! As operações só serão enviadas para o banco após a criação do lote.

11. Aguarde o envio do lote ao banco

Como a conexão que fazemos é por API, após a criação do lote, o sistema vai automaticamente enviá-lo ao banco para processar o pagamento. Basta aguardar o envio das informações e a finalização das operações.

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