Passar para o conteúdo principal

Como pagar boletos e contas pela API do Santander?

Descubra como automatizar os pagamentos de boletos e contas de consumo diretamente pela Kobana!

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 2 meses

A comunicação via API é a forma mais eficiente de trocar informações com um banco, permitindo que certos retornos sejam feitos até mesmo em tempo real. Neste artigo, vamos mostrar como fazer a conexão para efetuar pagamentos de boletos e contas de consumo pela API do Santander.

1. Acesse a sua conta PJ no Santander

Para começar, acesse o portal de desenvolvedores do Santander, clique em Entrar e em seguida no botão Acesse com sua conta PJ.

O sistema vai pedir as suas informações de acesso, como usuário, conta, agência e senha. Lembrando que existem algumas regras para usar o portal de desenvolvedor do banco:

  • Somente o Usuário Master consegue criar aplicações em Produção, no Dev Portal;

  • É necessário que o Usuário Master tenha o ID Santander habilitado;

  • É necessário que o Usuário Master tenha um e-mail cadastrado associado ao seu usuário;

  • Para que o Usuário Master tenha acesso a duas ou mais empresas dentro do Dev Portal, é necessário que o mesmo faça o Login PJ para as diferentes empresas. Assim, ficarão associadas à sua conta.

2. Crie um aplicativo em produção

Uma vez logado, você precisa criar um aplicativo em produção para gerar as credenciais necessárias. Clique em Aplicações, como na imagem abaixo, ao lado do nome da sua empresa.

Atenção! Certifique-se de que o check no lado superior direito está em Produção. Caso queira, você pode testar o processo em sandbox, mas será necessário refazê-lo completamente em produção.

No fluxo de criação de credenciais, escolha a opção Sou desenvolvedor e siga o passo a passo de acordo com a imagem abaixo. Para a Kobana, na opção 6, selecione a caixa Pagamento de contas. Na opção 5, em produtos, escolha a opção de pagamentos de contas.

3. Copie o ClientID e Client Secret

Após o processo ser aprovado, você deve voltar ao espaço anterior em Aplicações, para visualizar as informações que vamos precisar, o ClientID e Client Secret. Para copiar, clique nos botões destacados na imagem abaixo e guarde as informações em um arquivo, como o bloco de notas, uma por vez.

4. Verifique o status do certificado digital

Para certas conexões aqui na Kobana, você também vai precisar do certificado digital, que deve ser o mesmo que você usou para criar a aplicação no Santander. Caso o seu certificado tenha a validade expirada, você deve renovar subindo um novo certificado no portal do desenvolvedor e também na Kobana.

Caso queira verificar essas informações no sistema do Santander, acesse a sua conta PJ, clique em Aplicações para ver uma imagem como a abaixo.

Caso precise renovar, clique na opção Editar a aplicação para subir um novo certificado de acordo com as regras do banco:

5. Confirme a sua conta financeira

Para fazer qualquer pagamento, é preciso ter uma conta financeira associada à Kobana, pois é dessa conta que sairá o dinheiro para os pagamentos. Caso ainda não tenha, confira como criar uma conta financeira.

Caso já tenha, você pode verificar o status da conta financeira e da conexão acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta do lado direito da tela.

6. Crie uma conexão de pagamento com o Santander

Você também precisa criar uma conexão com o Santander, caso ainda não tenha. É a conexão que permite a comunicação com o banco, para que as operações de fato aconteçam.

Caso precise criar uma nova conexão, acesse Integrações > API (da Kobana -> Bancos e Serviços) > Configurar nova e escolha a opção do Banco Santander para iniciar o processo:

Na tela seguinte, preencha as informações pedidas pelo sistema. Primeiro, escolha as permissões que a API terá, ou seja, o que ela poderá fazer, como boletos, pagamentos e extrato.

Nas credenciais, client ID e Client Secret, preencha as informações que você pegou na plataforma do Santander. Escolha também o mesmo certificado que você conferiu anteriormente.

Após inserir os dados, clique no botão Validar Conexão para que o sistema possa conferir as credenciais.

7. Associe a nova conexão à conta financeira

Para a conexão de fato funcionar, é preciso associá-la à sua conta do Santander na Kobana, acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta do lado direito da tela

.

Dentro da conta, clique em Ações > Associar conexão de pagamento para finalizar a conexão com o Banco.

8. Faça os pagamentos pela plataforma

Agora que você já está com a conta financeira cadastrada e a conexão configurada, pode fazer as operações. Confira o artigo sobre Como fazer pagamentos pela Kobana para saber como.

Respondeu à sua pergunta?