A comunicação via API é a forma mais eficiente de trocar informações com um banco, permitindo que certos retornos sejam feitos até mesmo em tempo real. Neste artigo, vamos mostrar como fazer a conexão para emitir e registrar boletos pela API do Santander.
1 - Associe a sua carteira de recebimento à conexão com o Banco
Para receber por boletos pela API do Santander, você precisa ter cadastrado uma carteira de recebimento e uma conexão com o banco. Nos artigos, você encontra como cadastrar ambos, caso ainda não tenha o feito.
Caso já tenha ambos, basta associar um ao outro. Para fazer isso, acesse a opção Recebimentos > Boletos > Carteiras e escolha a opção Ativar da carteira do Santander que quiser utilizar:
2. Teste a conexão
Para finalizar o processo, sugerimos que você emita e pague um boleto, para garantir que tudo aconteceu como esperado no processo.
Confira o artigo sobre como emitir um boleto pela plataforma da Kobana para ver o passo a passo de como gerar um boleto. A vantagem da conexão por API, é que a comunicação dos boletos é totalmente automática, dispensando até mesmo o envio de arquivos CNAB.
Você pode acompanhar o status do boleto em Recebimentos > Boletos > Gerenciar: