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Como emitir um boleto pela plataforma da Kobana?
Como emitir um boleto pela plataforma da Kobana?

Confira o passo a passo completo de como emitir o boleto e quais informações preencher durante a geração do documento.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

O boleto é um título de cobrança com informações, como valor, data de vencimento, pagador e beneficiário. Ele pode ser pago em qualquer instituição financeira, estabelecimento conveniado ou por meio de um aplicativo financeiro.

Passo a passo para emitir boleto com a Kobana

Com a sua carteira cadastrada e homologada na Kobana, você poderá emitir um boleto clicando no menu Cadastrar > Boleto.

Se você tiver mais de uma carteira, selecione a carteira que você vai emitir o boleto.

No formulário de emissão, você deverá preencher as informações do boleto que você está emitindo:

  • Carteira: você já selecionou a carteira no passo anterior, porém você pode alterar durante o preenchimento desse formulário;

  • Modelo: caso você tenha um modelo de boleto criado, você pode selecioná-lo aqui e, assim, automaticamente, poderão ser preenchidas algumas das configurações, como multa, juros, desconto, textos de demonstrativo e instruções para o caixa, além de selecionar um formato e um logo na imagem do boleto (saiba como criar um modelo de boleto);

  • Quantia: valor a ser recebido;

  • Vencimento: data limite para o pagamento acordado com o seu cliente. Ao passar o vencimento, não significa que o seu cliente não poderá mais pagar o título. Isso depende de como está configurado os dias para baixa e as regras do seu contrato com o banco;

  • Aceite: o padrão é utilizar “Não”. O “Sim” deve ser utilizado em casos em que o pagador assinou um documento vinculando ele ao pagamento;

  • Demonstrativo: inclua as informações sobre o serviço ou produto que você está fornecendo;

  • Instruções para o Caixa: contém as informações adicionais de cobrança, como multa, juros e desconto. Por padrão, isso é preenchido automaticamente pela Kobana, mas depende da configuração selecionada para cálculo de datas.

  • Multa: se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e os dias para a cobrança;

  • Juros: se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante, os dias para a cobrança e o tipo de dias (corridos ou úteis);

Segundo o artigo 406 do Código Civil e o artigo 161 do Código Tributário Nacional, em uma relação entre consumidor e fornecedor, os Juros de Mora Mensal são limitados a 1%.

Também nesse caso, segundo o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, a multa por atraso de pagamento é limitada a 2%.

  • Desconto: se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e a quantidade de dias para a aplicação;

  • Documento: o tipo de documento por padrão é a duplicada mercantil ("DM"). Os outros campos são opcionais e podem ser preenchidos com número e data do documento vinculados ao boleto;

  • Dados do cliente: Nome/Razão Social, CPF/CNPJ, Apelido/Nome Fantasia (opcional) e Contato;

Utilize o campo contato para incluir o nome da pessoa responsável em receber as cobranças. Dessa forma, você pode enviar e-mail ou SMS automaticamente por meio da Kobana, citando o nome correto do seu cliente e não pelo nome da empresa (saiba mais sobre variáveis de substituição).

  • Endereço do cliente: CEP, Endereço, Número, Bairro, Complemento (opcional), Estado e Cidade;

Se você está emitindo um boleto de um cliente já cadastrado na Kobana, você precisará apenas digitar o nome cadastrado, selecionar o cliente e o sistema vai puxar todas essas informações sem precisar reinseri-las (saiba como cadastrar clientes).

  • Sacador/Avalista: esses dados são opcionais e costumam ser preenchidos por empresas que efetuam a cobrança de boletos em nome de outros;

  • Informações para a remessa: você pode estipular em quantos dias o boleto será baixado e protestado por meio da geração de uma remessa, além de informar que o boleto poderá ser pago em prestações (todos esses dados são opcionais);

  • Etiquetas: tem a utilidade de facilitar a busca por boletos e se relacionar com notificações específicas (saiba mais sobre as etiquetas);

  • Notificações: neste campo, você poderá escolher qual será o nome do arquivo enviado por intermédio de uma notificação por e-mail automática (campo opcional).

Após finalizar o preenchimento, clique no botão verde Gerar um Novo Boleto. Pronto! O seu boleto foi gerado com sucesso 🎉.

O próximo passo é enviar o boleto para que o banco possa registrá-lo, habilitando o pagamento. Esse processo varia conforme está configurada a comunicação com os bancos na sua conta.

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