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Formas de comunicação na gestão de boletos entre os bancos e a Kobana
Formas de comunicação na gestão de boletos entre os bancos e a Kobana

Existem 3 tipos de comunicação entre os bancos e o sistema da Kobana. Entenda como funcionam.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 2 meses

Em relação às cobranças por meio de boletos bancários, a Kobana possui três formas de comunicação com os bancos:

1. Manual:

Ocorre por meio da geração de arquivos remessa na Kobana, geração de arquivos retorno no banco e troca manual pela empresa usando a interface da Kobana e o Internet Banking.

Ao finalizar a homologação de uma carteira, a comunicação com o banco será manual até que você ative um dos serviços de comunicação automática abaixo.

2. EDI

Trata-se do tráfego automático de remessas e retornos por meio de uma VAN, que interage com a sua conta na Kobana e com a sua carteira de cobrança no banco. Para ativar, é necessário homologar a carteira, gerar a carta de autorização e encaminhar ao seu gerente bancário.

3. Web service/API:

São os serviços mais recentes disponibilizados pelos bancos que, em alguns casos, dispensam os arquivos de remessa e retorno. Para cada banco, existe uma forma diferente de ativar esses serviços.

Veja, na tabela abaixo, a compatibilidade do seu banco com cada um dos serviços acima:

Banco

Manual

EDI

API /

Web Service

Ailos

Sim

Sim

Não

Arbi

Sim

Sim

Não

Banco ABC

Sim

Sim

Não

Banco BTG

Sim

Sim

Sim

Banco de Brasília (BRB)

Sim

Sim

Não

Banco do Brasil

Sim

Sim

Sim

Banco do Nordeste

Sim

Sim

Não

Banco Industrial do Brasil (BIB)

Sim

Sim

Não

Banco Mercantil

Sim

Sim

Não

Banese

Sim

Sim

Não

Banestes

Sim

Sim

Não

Banrisul

Sim

Sim

Não

BNP Paribas

Sim

Sim

Não

BOCOM BBM

Sim

Não

Não

Bradesco

Sim

Sim

Sim*

BV

Sim

Sim

Sim

Caixa Econômica Federal

Sim

Sim

Sim*

Caruana

Sim

Sim

Não

Citibank

Sim

Sim

Não

Cora

Sim

Não

Sim

Credisis

Sim

Sim

Não

Cresol

Sim

Não

Sim*

Daycoval

Sim

Sim

Sim*

Inter

Não**

Não

Sim**

Itaú

Sim

Sim

Sim***

Money Plus (BMP)

Sim

Sim

Não

PJ Bank

Sim

Não

Sim

QI Tech

Sim

Não

Sim

Rendimento

Sim

Sim

Não

Safra

Sim

Sim

Sim****

Santander

Sim

Sim

Sim*

Semear

Sim

Sim

Sim*

Sicoob

Sim

Sim

Sim*

Sicredi

Sim

Sim

Sim*****

Sofisa

Sim

Sim

Não

Unicred

Sim

Sim

Sim*

Uniprime Central

Sim

Sim

Sim*

Uniprime Paraná

Sim

Sim

Sim*

* Os web services dos bancos: Bradesco, Caixa, Cresol, Santander, Semear, Unicred, Uniprime Central, Daycoval e Uniprime Paraná possibilitam apenas o registro (criação) dos boletos.

** O Inter dispensa o uso de arquivos de remessa e retorno e trabalha apenas com a comunicação via API, que realiza o registro de boleto (criação), cancelamento e verificação de pagamento.

*** A API do Itaú possibilita apenas o registro (criação), sincronização, obtenção e cancelamento dos boletos.

**** A API do Safra possibilita apenas o registro e obtenção dos boletos.

***** A API do Sicredi possibilita apenas o registro e cancelamento dos boletos.

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