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Quais as diferenças entre a comunicação com o banco via EDI e web service/API?

As formas de comunicação automática com o banco possuem diferenças de ativação, custo e outras. Entenda!

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 3 semanas

Pela Kobana, você pode se comunicar automaticamente com o banco para agilizar e otimizar a operação financeira da sua empresa. Essa comunicação pode ser feita de três formas:

  • EDI (VAN);

  • Web Service;

  • API.

Entenda as diferenças entre EDI, Web Service e API

EDI

Web Service

API

Ativação

A ativação ocorre por meio de uma carta de autorização gerada na Kobana e entregue ao seu gerente bancário.

Leva cerca de 15 dias para ser ativado após a entrega da carta.

A ativação é feita imediatamente após a inclusão e validação das credenciais na Kobana.

A ativação é feita imediatamente após a inclusão e validação das credenciais na Kobana.

Arquivo Remessa

Faz uma varredura no sistema a cada 10 minutos, verificando pendências a serem enviadas ao banco.

Após a geração do arquivo de remessa pelo sistema, a mesma é enviada ao banco automaticamente.

Esse serviço realiza o registro do boleto no ambiente do banco, substituindo o arquivo remessa apenas nesse caso.

Quando há, por exemplo, uma alteração no boleto, o arquivo remessa deve ser gerado e enviado manualmente ou por meio do EDI.

A conexão via API, em via de regra, envia todas as informações e operações sem a necessidade de gerar um arquivo de remessa.

Arquivo Retorno

Na maior parte dos casos, o arquivo de retorno é trazido todo dia útil do banco para a Kobana.

A Kobana consulta o banco de hora em hora para verificar a disponibilidade de arquivo retorno.

Algumas carteiras possuem um retorno mais dinâmico, que é gerado poucas horas após a confirmação da operação.

O Web Service não realiza o envio do arquivo retorno, tendo que ser feito manualmente ou por intermédio do EDI.

A conexão via API, em via de regra, recebe todas as confirmações do banco sem a necessidade de gerar um arquivo de retorno.

Tempo de Registro

Enviamos a remessa ao banco em, no máximo, 10 minutos após o boleto ser gerado, porém, para o registro ser efetivado, o banco deve realizá-lo junto à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).

Estimamos um tempo máximo de 2 horas para o registro do boleto pelo banco após o envio da remessa.

Realizado instantaneamente após a geração do boleto.

Realizado instantaneamente após a geração do boleto.

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