Passar para o conteúdo principal

Como gerar um arquivo de remessa na Kobana?

Entenda a importância do arquivo de remessa para comunicar o banco das interações realizadas na plataforma

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de um mês

Sempre que você fizer alguma operação no banco, é necessário comunicá-la à instituição. Essa comunicação pode ser feita com o envio do arquivo remessa, de forma manual ou automática, ou por meio de uma comunicação API com o banco.

Neste artigo, vamos ver como gerar um arquivo remessa na Kobana.

Como enviar o arquivo de remessa de forma manual

Para gerar manualmente a remessa, você deve acessar sua conta na Kobana e ir ao menu Integrações > EDI > Comandos pendentes. Essa página lista todas as ações que estão pendentes de serem enviadas ao banco.

Primeiramente, você precisa selecionar se os comandos pendentes se referem à recebimentos ou pagamentos.

Em seguida, na clique nas caixinhas de seleção do lado direito da tela para selecionar quais boletos serão incluídosna remessa ou clique no botão Gerar remessa para... para incluir todos os comandos disponíveis para aquele banco.

Após a remessa criada, você pode clicar no botão Ações > Download para baixar o arquivo e enviá-lo por meio do internet banking.

Como ver os arquivos de remessa gerados

Com os arquivos de remessa criados, você pode visualizá-los a qualquer momento. Acessando o menu Integrações > EDI > Remessa você verá todas as remessas já criadas.

Usando a ferramenta de filtro, você pode ver as remessas já criadas e as que já foram enviadas ao banco. Você também pode filtrar por tipo de operação, recebimento ou pagamento, e outras opções.

Por fim, você também pode visualizar os registros de remessa, sendo que cada registro representa uma linha, uma operação, de uma remessa gerada pela Kobana.

Como automatizar o envio do arquivo

Caso você tenha o serviço de EDI ativado, você não precisa se preocupar em gerar a remessa ou fazer download, uma vez que essas ações serão automatizadas pelo sistema.

Respondeu à sua pergunta?