Os arquivos remessa e retorno são utilizados para a troca de informações entre a Kobana e o seu banco para registro de operações. A troca destes arquivos entre os sistemas permite que os comandos referentes às operações estejam sempre sincronizados e atualizados.
O registro do boleto é obrigatório. Esse registro pode ser realizado através do arquivo de remessa ou comunicação via API bancária.
A Kobana trabalha com arquivos remessa e retorno nos formatos CNAB 400 e CNAB 240. Esses formatos foram definidos pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
A troca desses arquivos entre a Kobana e o seu banco para registro dos boletos pode ser feita de duas formas:
Troca manual de arquivos de remessa e retorno
Caso você opte por fazer a troca de forma manual, sempre que fizer uma determinada operação na Kobana você deverá gerar um arquivo remessa, baixá-lo e anexá-lo no local apropriado em seu Internet Banking. Caso não o encontre, entre em contato com o atendimento do seu banco.
Não há a necessidade de gerar uma remessa por operação. Por exemplo, no caso dos boletos, você pode gerar uma remessa após emitir vários títulos, já que ela vai
conter todos os boletos que foram emitidos desde a última remessa gerada.
Além disso, sempre que precisar verificar se houve alguma atualização no status do boleto, como o pagamento, é necessário que você baixe o arquivo retorno no Internet Banking e anexe-o na Kobana. Desta forma, os sistemas estarão sincronizados.
Recomendamos fazer o download do arquivo de retorno e subir na Kobana diariamente.
Veja neste artigo como enviar o seu arquivo de remessa a alguns dos principais bancos: Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Tráfego automático de arquivos de remessa e retorno (EDI)
Caso você opte pela troca automática dos arquivos de remessa e retorno, todo este processo será feito diretamente pelo nosso sistema, sem nenhuma intervenção manual.
Para habilitar este recurso, é necessário que você gere uma carta de autorização dentro de sua conta na Kobana, assine e entregue ao seu gerente bancário, nos autorizando a trocar esses arquivos em seu nome. Clique para ver o passo a passo de como gerar a carta.
Você também pode optar por ativar a comunicação via API ou web service, caso esteja disponível no seu banco: Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service? Essa tecnologia é a forma de comunicação mais rápida e eficiente, permitindo troca de informações em tempo real.