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Como subir um arquivo de retorno na Kobana

Recebeu um arquivo de retorno do banco e não sabe como proceder? Veja como subir o material dentro do sistema da Kobana.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de um mês

Sempre que existir uma atualização sobre uma operação no banco, a instituição, por padrão, deverá gerar um arquivo de retorno com essas informações.

Formas de disponibilizar o arquivo de retorno

Esse arquivo de retorno deve ser enviado para a plataforma da Kobana, seja de forma manual ou por meio do EDI, o serviço de tráfego automático de arquivos.

Enviando o arquivo de retorno

Para subir um arquivo de retorno na Kobana manualmente, você deve primeiramente baixar o arquivo de retorno do Internet Banking do seu banco para a Kobana.

Feito isso, acesse sua conta na Kobana e clique no menu Integrações > EDI > Retorno.

Na página de retorno, clique no botão "+" ao lado dos arquivos retorno. Na próxima tela, você deverá preencher o formulário para envio do arquivo de acordo com as operações que constam naquele retorno.

Caso a operação que esteja lidando envolva o recebimento de boletos, você vai preencher a coluna da esquerda. No caso de pagamentos, preencha a coluna da direita.

Em ambos os casos você vai precisar escolher o formato do arquivo CNAB, e a carteira ou conta financeira associadas à operação.

Por fim, suba o arquivo CNAB no local indicado e clique Enviar arquivo retorno para finalizar o processo.

Acessando menu Integrações > EDI > Registros de retorno você vê todo o seu histórico de arquivos de retorno subidos na Kobana.

Homologação da carteira

Atenção! Não é preciso selecionar uma carteira ao anexar um retorno de homologação de carteira.

Quando o retorno a ser anexado for referente ao processo de homologação da carteira, a carteira a ser homologada não aparecerá na lista de carteiras disponíveis para que seja selecionada.

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