O arquivo de remessa tem a função de transmitir informações aos bancos de operações geradas fora dele, como é o caso da Kobana. É um arquivo que reúne todos os comandos das operações a serem feitas, enviando ao banco para que ele possa processá-las.
Por exemplo, para gerar e registrar um boleto, você precisa também gerar uma remessa.
O processo de gerar e baixar remessas manualmente não é necessário se você tem uma conexão por EDI ou API! Conheça mais no artigo!
Como baixar o arquivo remessa?
Para baixar uma remessa, acesse o menu, Integrações > EDI > Remessa, para acessar a lista das remessas criadas. Em seguida, clique no arquivo que quer baixar para visualizar as operações e em Ações > Download no canto superior direito da tela.
Com a remessa baixada, você pode subir no seu internet banking. Cada banco tem o seu processo, e neste arquivo você confere como enviar o arquivo remessa a alguns dos principais bancos.
Como gerar o arquivo remessa?
Se você ainda não tem uma remessa gerada, acesse a plataforma da Kobana e clique em Integrações > EDI > Comandos pendentes. Essa tela lista todos os comandos pendentes de operações que ainda não entraram em um arquivo remessa.
Escolha se a remessa é sobre pagamentos ou recebimentos e clique nos botões de seleção no lado esquerdo da tela para incluí-los na remessa. Após a seleção, clique no botão Gerar remessa para... para escolher a instituição.
Atenção! Quando um comando entra em uma remessa ele não foi necessariamente enviado ao banco. Ele sai dos comandos pendentes pois já foi incluído em uma remessa. Tome cuidado para que nenhuma informação seja perdida nesse processo.
Após criar, você pode abrir a remessa para visualizar todos os comandos presentes nela e seguir o mesmo processo acima para fazer o download.