Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos através da Kobana, é necessário registrar os seus boletos. Manualmente, isso deverá ser feito através do envio do arquivo remessa ao seu banco pelo internet banking.
Esse arquivo reúne todos os comandos das operações pendentes, como a criação de um boleto, para que o banco posso registrá-lo e realizar a operação.
Veja abaixo como fazer isso se seu banco for o Sicredi.
Sabia que com uma conexão por EDI ou API, você não precisa se preocupar em baixar e enviar arquivos manualmente? Confira!
1. Baixe o arquivo remessa no seu computador
Primeiramente, você precisa criar uma remessa ou encontrar uma remessa já criada, para baixá-la para o seu computador. Existem também diferenças no processo, dependendo do estágio em que sua conta está:
Homologação: caso você esteja homologando sua carteira, confira o artigo sobre como cadastrar e homologar uma carteira de cobrança;
Produção: se você já emite boletos para os clientes, você pode baixar uma remessa já criada, ou gerar uma remessa do zero. Recomendamos que você sempre veja se existem remessas pendentes, antes de criar uma nova.
2. Acesse o Internet Banking do Sicredi
Com a remessa baixada, é hora de subir o arquivo no Sicredi. Acesse a sua conta e encontre a aba Cobrança, localizada no menu superior. Na aba que abrir do lado esquerdo, clique na opção Importação de arquivos dentro da seção Transferências de arquivos:
3. Selecione o arquivo para subir
Na próxima página, você deve clicar na opção Selecionar arquivo para encontrar o arquivo que baixou no passo 1. Após isso, clique em Avançar.
Para finalizar, o sistema do banco vai pedir que você confirme os dados do arquivo. Estando tudo certo, clique em Avançar para concluir o processo.