A Assinatura é uma forma de cobrança recorrente, muito utilizada por empresas que buscam a fidelização do cliente a um produto ou serviço, como um clube de assinatura ou um software online.
Na Assinatura, automaticamente, são gerados boletos de acordo com as regras definidas por você. Dessa forma, você pode cobrar o seu cliente recorrentemente sem se preocupar em gerar e enviar o boleto mensalmente.
Para entender as diferenças entre boleto, carnê e assinatura, leia este artigo.
Passo a passo para criar uma assinatura
Para criar uma assinatura na Kobana, você deve acessar o menu Cadastrar > Assinatura e preencher as informações da assinatura que está sendo criada:
Carteira: se você tem mais de uma carteira, selecione a que você vai emitir os boletos dessa assinatura;
Modelo: caso você tenha um modelo de boleto criado, você pode selecioná-lo aqui e assim vai puxar as configurações dele, inclusive o logo da sua empresa, se tiver;
Quantia: valor de cada boleto que será gerado para essa assinatura;
Próxima cobrança: data de vencimento do próximo boleto a ser gerado dessa assinatura, o primeiro a ser gerado de modo automático pela Kobana;
Antecedência: quantidade de dias anteriores ao vencimento que cada boleto deve ser gerado (exemplo: próxima cobrança: 10/10/2022, antecedência: 7, dia da geração dos boletos: todo dia 3);
Atenção! Considere sempre que a próxima cobrança será gerada automaticamente apenas se a antecedência não passou ainda.
Ciclo da assinatura: os boletos serão gerados mensalmente, quinzenalmente, bimestralmente etc.;
Parar em (opcional): indique a data que a assinatura será interrompida;
E-mail do cliente (opcional): você pode indicar um e-mail específico dessa assinatura para o seu cliente receber os boletos. Esse será um e-mail adicional caso o cliente já tenha um cadastro na Kobana;
Demonstrativo: inclua as informações sobre o serviço ou produto que você está fornecendo;
Instruções para o Caixa: contêm as informações adicionais de cobrança, como multa, juros e desconto. Por padrão, isso é preenchido automaticamente pela Kobana, mas depende da configuração selecionada para cálculo de datas.
Multa (opcional): selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e os dias para a cobrança;
Juros (opcional): selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante, os dias para a cobrança e o tipo de dias (corridos ou úteis);
Desconto (opcional): se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e a quantidade de dias para a aplicação;
Documento: o tipo de documento por padrão é a duplicada mercantil ("DM"), os outros campos são opcionais e podem ser preenchidos com número e data do documento vinculados ao boleto;
Dados do cliente: Nome/Razão Social, CPF/CNPJ, Apelido/Nome Fantasia (opcional) e Contato (opcional);
Endereço do cliente: CEP, Endereço, Número, Bairro, Complemento (opcional), Estado e Cidade. Se você está emitindo um boleto de um cliente já cadastrado na Kobana, você precisará apenas digitar o nome cadastrado, selecionar o cliente e o sistema vai puxar todas essas informações sem precisar reinseri-las (saiba como cadastrar clientes).
Informações para a remessa: você pode estipular em quantos dias o boleto será baixado e protestado por meio da geração de uma remessa, além de informar que o boleto poderá ser pago em prestações (todos esses dados são opcionais);
Etiquetas: facilita a busca por boletos e permite usar notificações específicas (saiba mais);
Notificações: neste campo, você poderá escolher qual será o nome do arquivo enviado em uma notificação por e-mail automática (campo opcional).
Após finalizar o preenchimento, clique no botão verde Adicionar Assinatura. O primeiro boleto será gerado conforme as informações de próxima cobrança e antecedência que você cadastrou.