Na Kobana, é possível criar modelos de boleto com informações pré-configuradas e personalizações, que tornam a emissão dos boletos ainda mais prática e profissional.
Crie um modelo de boletos
Para criar um modelo, acesse o menu Cobrança > Boletos > Modelos e clique no botão verde para cadastrar um modelo.
Preencha as informações do seu modelo
Nome: este é o nome do seu modelo. Quando você gerar um boleto na interface, você deve selecionar o modelo pelo nome;
Carteira: você pode selecionar uma carteira que esse modelo será aplicado ou, caso queira que ele seja utilizado para a todas as sua carteiras, você pode deixar essa informação em branco;
Logotipo: selecione um arquivo com o logo da sua empresa para que seja incluído no canto superior esquerdo do boleto, dando uma aparência mais profissional e confiável ao documento de cobrança. O logo precisa ser retangular, estar no formato JPEG ou PNG e preferencialmente nas proporções de 150x50 pixels, mas caso o tamanho não seja exatamente esse o sistema irá redimensioná-lo;
Layout Padrão: esse será o formato do boleto quando o seu cliente acessar a URL principal do boleto ou quando você enviar o PDF em anexo por e-mail para ele. As opções são: Boleto Híbrido, Boleto PIX, Recibo, Carnê, Fatura, Envelope, Envelope 2 dobras, GRU e Customizado;
Os layouts que incluem o QR Code do PIX, como Boleto-Híbrido e Boleto PIX, dependem de uma configuração prévia para utilização do PIX. Saiba como configurar o PIX para a sua conta da Kobana.
Proteção por senha: inclui senha para o pagador acessar o boleto. É possível deixar desabilitado ou selecionar um dos tipos de senha;
Marca d'água: caso você selecione essa opção, será adicionada uma marca d'água ao fundo do boleto, que é um recurso de segurança que ajuda a evitar fraudes.
Clique em Salvar Modelo para finalizar.
Altere um modelo de boletos
A qualquer momento que desejar, você poderá alterar o modelo e suas configurações. Para fazer isso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Modelos. Clique em ver modelo (👁️). Na página do modelo, clique em Ações.
Nas Ações, você poderá Alterar Modelo ou Alterar Configuração. A alteração do modelo serve para mudar a sua estrutura, como o nome, carteira vinculada, logotipo, layout e marca d'água. A alteração da configuração é para alterar os atributos do modelo, como demonstrativo, multa, juros, desconto, baixa etc.
Configure regras específicas para o boleto
Além de preencher as informações mencionadas acima, você pode configurar o seu modelo para que sejam aplicadas regras específicas aos boletos. Para fazer isso, vá até o modelo criado em clique em Ações > Alterar Configuração.
Nas configurações, você poderá, por exemplo:
Incluir textos padronizados para o Demonstrativo e Instruções ao Caixa;
Você pode incluir variáveis de substituição no Demonstrativo e Instruções para o Caixa, como a data de vencimento, a parcela do carnê e outras informações. Para saber mais: Adicione variáveis ao Demonstrativo e Instruções ao Caixa dos seus boletos
Incluir os dados do Beneficiário Final (Sacador/Avalista) padrão;
Incluir valores ou percentuais padronizados para Multa, Juros e Desconto;
Incluir regras de Baixa, Protesto e Negativação do boleto dias após o vencimento.
Atenção. As regras de baixa, protesto e negativação dependem se o seu banco presta esse suporte para o formato do seu arquivo remessa ou se o seu registro for feito por web service. Confirme isso com a nossa equipe.
Incluir Senha de proteção para acesso do boleto;
Definir a regra utilizada para o cálculo de datas na Instrução para o caixa (saiba mais sobre essa configuração);
Entre outras configurações.
Você pode criar outros modelos sempre que desejar acessando o menu Recebimentos > Boletos > Modelos.
Como utilizar o modelo de boleto
Para utilizar esse modelo quando estiver criando um novo boleto, selecione-o no campo Modelo na interface. As configurações e as regras cadastradas por você serão aplicadas ao boleto que você está gerando.
Se você utiliza a API ou a importação dos boletos via CSV, você deve se atentar ao ID do modelo e utilizá-lo para que o modelo seja nos boletos gerados.