Para gerar o QR Code do PIX, cobrar os seus clientes por meio dessa modalidade e receber na conta da sua empresa instantaneamente, você deve, em primeiro lugar, ativar o PIX, validando as suas credenciais bancárias na Kobana.
Validação das credenciais bancárias
Veja na tabela abaixo como ativar o PIX de cada banco:
Banco | Como Ativar o PIX |
Banco do Brasil | Validar as credenciais bancárias (Client ID, Client Secret e Application Key) na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo. |
Bradesco | Validar as credenciais bancárias (Client ID e Client Secret) e o certificado digital na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo. |
Inter | Consulte nossa equipe de suporte via chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br. |
Itaú | Validar as credenciais bancárias (Client ID e Token temporário) na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo. |
Santander | Validar as credenciais bancárias (Client ID e Client Secret) e o certificado digital na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo. |
Semear | Consulte nossa equipe de suporte via chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br. |
Sicredi | Consulte nossa equipe de suporte via chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br. |
Ao fazer os passos acima para validar o PIX de cada banco, você poderá incluir o PIX na sua carteira de recebimento. Assim, em regra, sempre que você gerar um boleto, ele será acompanhado de um QR Code do PIX (boleto-híbrido) ou você poderá gerar apenas o PIX por meio da nossa API.
O QR Code do PIX gerado é dinâmico, ou seja, o código é criado de acordo com valores e dados diferentes. Porém, ele não obedece regras do boleto, como desconto, juros e multa. Quando utilizado em modelo boleto-híbrido, o PIX é baixado no vencimento do boleto.
Configurando o boleto híbrido na carteira de recebimento
A partir de uma conexão com o banco já criada, para utilizar o boleto em formato de boleto-híbrido, você deverá incluir a conta PIX em uma de suas carteiras de recebimento. Para fazer isso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras.
Nesta tela, você vai visualizar todas as suas carteiras cadastradas na Kobana e poderá adicionar o PIX em qualquer uma delas, independentemente se você tem ou não o PIX daquela conta configurada na Kobana.
Exemplo: Se você tem apenas o PIX do Itaú ativado na Kobana, mas tem carteiras do Bradesco, Itaú e Santander, você poderá adicionar o PIX a todas elas e gerar o boleto-híbrido. Dessa forma, seu cliente poderá realizar o pagamento do boleto do Bradesco, por exemplo, ou do PIX do Itaú.
Na carteira que você deseja adicionar a opção de gerar o boleto-híbrido, clique em Ver Carteira (👁️).
Na próxima tela, clique em Ações > Alterar. No final da página de edição da carteira, você vai ver informações sobre o boleto-híbrido e a opção de selecionar a conta PIX. Selecione a conta que desejar para esta carteira.
A partir de agora, todo o boleto que você gerar dessa carteira será acompanhado de um QR Code do PIX.
Atenção! Existe a opção de controlar os boletos que serão ou não gerados com PIX. Isso pode ser feito usando a nossa API e marcando o botão 'Cobrando apenas através do PIX'.
Como verificar os Pix vinculados a cada boleto-híbrido
Quando sua empresa emitir um boleto híbrido, é possível verificar o ID do Pix que está vinculado ao boleto e qual boleto está vinculado a determinado Pix.
Veja as duas situações:
1. Acesse o menu Recebimentos > Pix > Gerenciar e, na relação de todos os Pix, você vê os que são relacionados a boletos-híbridos, ou não. Quando um Pix está vinculado a um boleto, ele mostra o link do boleto à direita de seu ID, na coluna boleto-híbrido. Ao clicar em Boleto-Híbrido, você terá todas as informações daquela cobrança.
2. Quando um boleto possuir um Pix, dentro da visualização do boleto na Kobana, vai existir uma coluna com o nome Pix, em que você pode verificar o link deste Pix. Basta ir em Recebimentos > Boletos > Gerenciar. Em seguida, na lista, vá em Ver Boleto. Se for um boleto-híbrido, vai existir uma aba de Pix.
Clique em cima de Pix e você terá as informações vinculadas, permitindo ver o Pix, sua conta e o link.
Cobrando apenas via PIX
Se você quer gerar o PIX sem que ele esteja acompanhado de um boleto, você deve ativar o PIX com base na tabela do início deste artigo e pode gerar as cobranças pela nossa API ou interface, no menu Recebimentos > PIX > Gerenciar.
Gerenciando as cobranças e recebimentos via PIX
Na interface, toda e qualquer cobrança feita via PIX é listada na página de PIX gerados, que você poderá acessar no menu Recebimentos > PIX > Gerenciar.
Nesta tela, você pode aplicar filtros e visualizar todos os PIX que sua empresa gerou pela Kobana, seja via interface ou API.
Além dessa tela, você pode acessar o menu Recebimentos > Boletos > Recebimentos para visualizar todos os recebimentos da sua empresa, seja por boleto, boleto-híbrido ou PIX.
Sempre que a sua empresa receber um PIX, você vai ver uma indicação na coluna de Tipo (direto, boleto ou Pix).