A carteira de recebimento (ou carteira de cobrança) é um serviço contratado junto ao seu banco para que a sua empresa possa gerar boletos bancários com registro. Por meio dela, os pagamentos recebidos são identificados e creditados diretamente na sua conta bancária.
Para cadastrar sua carteira de recebimento na Kobana, você precisará de dados específicos que podem variar dependendo do seu banco. Verifique a lista de dados necessários para o seu banco e consulte o gerente bancário caso necessário.
Veja, a seguir, como cadastrar a carteira na Kobana:
1. Iniciando o Cadastro da sua Carteira de Recebimento
Para cadastrar uma carteira, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e, em seguida, clique no botão verde para cadastrar uma nova carteira.
Se esse botão não aparecer na sua tela, você tem um plano limitado de carteiras e já atingiu esse limite. Converse com a nossa equipe sobre adicionar mais carteiras ao seu plano por intermédio do chat ou do e-mail suporte@kobana.com.br.
2. Inserindo os dados bancários
Agora você vai selecionar o banco da carteira a ser cadastrada.
Cada banco possui características e dados específicos a serem cadastrados. Esta etapa é muito importante e você deve preenchê-la com o máximo de atenção.
3. Homologando sua Carteira de Recebimento
Ao finalizar o cadastro da sua carteira, a seguinte tela será apresentada para você, clique então no botão Iniciar a homologação. Agora leia atentamente as orientações da tela final, marque os 3 boxes informando ter ciência dos próximos passos e clique em Prosseguir com a Homologação.
A carteira criada ficará listada com as outras já cadastradas e com status da cor laranja. Isso significa que a homologação está pendente. Clique na seta para prosseguir com a homologação, caso você não tenha realizado o passo anterior.
Faça o download da remessa e acesse o seu internet banking para fazer o envio. Para saber como fazer isso, consulte este artigo: Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Sempre que for gerado um boleto na sua conta, é necessário fazer o registro dele. Isso é feito com o envio do arquivo de forma manual ou automática ou por meio do acesso ao API / Web Service do banco. Saiba mais: Formas de comunicação na gestão de boletos entre os bancos e a Kobana.
Com o arquivo de remessa enviado ao banco, você deverá aguardar um dia útil para que o seu banco crie um arquivo de retorno com a confirmação do registro do boleto contido na remessa de homologação.
Faça o download desse arquivo no banco, acesse o sistema da Kobana e, na área das carteiras, clique novamente na seta para finalizar a homologação.
Na próxima página, clique no botão Enviar Arquivo Retorno. Selecione o arquivo de retorno salvo em seu computador e se estiver tudo certo a carteira estará liberada para iniciar a emissão dos boletos.