A carteira de recebimento é um serviço contratado no seu banco para que a sua empresa possa gerar boletos bancários com registro. Assim, os pagamentos recebidos são identificados e creditados diretamente na sua conta bancária.
Para cadastrar uma carteira de recebimento na Kobana, você precisa de dados específicos que podem variar dependendo da instituição. Verifique a lista de dados necessários para o seu banco e consulte o gerente bancário caso necessário.
Além disso, você também precisa ter uma conta financeira cadastrada para associar à carteira, do mesmo banco da carteira de recebimento. Confira o artigo sobre como cadastrar uma conta financeira.
Veja, a seguir, como cadastrar a carteira na Kobana:
1. Iniciando o Cadastro da sua Carteira de Recebimento
Para cadastrar uma carteira, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e, em seguida, clique no botão destacado na imagem para cadastrar uma nova carteira.
Se esse botão não aparecer na sua tela, você tem um plano limitado de carteiras e já atingiu esse limite. Converse com a nossa equipe sobre adicionar mais carteiras ao seu plano pelo e-mail suporte@kobana.com.br.
2. Escolhendo a conta financeira
Agora você vai escolher a conta financeira para associar à nova carteira, clicando na setinha destacada na imagem abaixo da conta que quiser usar.
Lembrando que cada carteira precisa ser associada a uma conta financeira do mesmo banco.
3. Preenchendo os dados
Em seguida, você precisa escolher qual carteira do banco quer usar, além de preencher os dados necessários.
Cada banco possui características e dados específicos a serem cadastrados. Esta etapa é muito importante e você deve preenchê-la com o máximo de atenção.
4. Homologando sua Carteira de Recebimento
Ao finalizar o cadastro da sua carteira, a seguinte tela será apresentada para você, clique então no botão Iniciar a homologação. Agora leia atentamente as orientações da tela final, marque os 3 boxes informando ter ciência dos próximos passos e clique em Prosseguir com a Homologação.
A carteira criada ficará listada com as outras já cadastradas e com status da cor laranja. Isso significa que a homologação está pendente. Clique na seta para prosseguir com a homologação, caso você não tenha realizado o passo anterior.
Faça o download da remessa e acesse o seu internet banking para enviar. Para saber como fazer isso, consulte este artigo: Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Sempre que for gerado um boleto na sua conta, é necessário registrá-lo. Isso é feito com o envio do arquivo de forma manual, ou automática pela API / Web Service do banco. Saiba mais: Formas de comunicação na gestão de boletos entre os bancos e a Kobana.
Com o arquivo de remessa enviado ao banco, você deverá aguardar um dia útil para que o seu banco crie um arquivo de retorno com a confirmação do registro do boleto contido na remessa de homologação.
Faça o download desse arquivo no banco, acesse o sistema da Kobana e, na área das carteiras, clique novamente na seta para finalizar a homologação.
Na próxima página, clique no botão Enviar Arquivo Retorno. Selecione o arquivo de retorno salvo em seu computador e se estiver tudo certo a carteira estará liberada para iniciar a emissão dos boletos.