Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - BoletoCarnê e assinatura
Qual a diferença entre Boleto, Carnê e Assinatura?
Qual a diferença entre Boleto, Carnê e Assinatura?

Entenda em que momento sua empresa deve utilizar o boleto, carnê ou pagamento na cobrança dos seus produtos ou serviços.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

No menu Cadastrar, você tem a opção de criar Boleto, Assinatura e Carnê.

Essas três opções são modos de recebimento baseados na emissão de boletos.

Entenda as diferenças entre as três opções

Como funciona o boleto?

O Boleto é basicamente um título de cobrança com informações, como: valor a ser pago, data de vencimento, quem deve pagar e para quem deve ser pago. Ele pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado do banco emissor, até a data de vencimento indicada.

Na Kobana, escolha a opção de boleto se você quiser emitir um documento para uma cobrança única, que deverá ser paga apenas uma vez. Se a cobrança precisar ser parcelada ou for recorrente, você deverá optar pelo Carnê ou Assinatura.

Como funcionam os pagamentos recorrentes?

O Carnê, por sua vez, é um título que comprova uma compra que será paga em parcelas. Quem compra um produto ou serviço pelo carnê, normalmente, passa por uma análise de crédito para a empresa ter certeza sobre a sua capacidade de cumprir com as obrigações de pagamento.

Trata-se de um meio ainda muito utilizado em lojas de eletrodomésticos, de carros, mesmo instituições de ensino e imobiliárias. Na prática, o Carnê é um conjunto de boletos, cada um com vencimento em um mês, gerando parcelas mensais que devem ser pagas para quitar a dívida de uma compra ou serviço.

Assim como o Carnê, a Assinatura se refere a um compromisso de pagamento recorrente. Entretanto, ao invés de gerar todos os boletos de uma vez em um conjunto, na Assinatura, cada boleto é enviado ao pagador no mês ou outro período em que deve ser pago. Essa forma de cobrança é muito utilizada pelas empresas que buscam a fidelização do cliente, como por exemplo, uma revista, serviço de internet ou streamings.

Respondeu à sua pergunta?