No menu Cadastrar, você tem a opção de criar três modos de recebimento o Boleto, a Assinatura e o Carnê.
Entenda as diferenças entre as três opções
Como funciona o boleto?
O Boleto é basicamente um título de cobrança com informações como: valor a ser pago, data de vencimento, quem deve pagar e para quem deve ser pago. Ele pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado do banco emissor, até a data de vencimento indicada.
Na Kobana, escolha a opção de boleto se você quiser emitir um documento para uma cobrança única, que deverá ser paga apenas uma vez. Se a cobrança precisar ser parcelada ou for recorrente, você deverá optar pelo Carnê ou Assinatura.
Como funcionam os pagamentos recorrentes?
O Carnê, por sua vez, é um título que comprova uma compra que será paga em parcelas. Quem compra um produto ou serviço pelo carnê, normalmente, passa por uma análise de crédito para a empresa ter certeza sobre a sua capacidade de cumprir com as obrigações de pagamento.
Trata-se de um meio ainda muito utilizado em lojas de eletrodomésticos, de carros, mesmo instituições de ensino e imobiliárias. Na prática, o Carnê é um conjunto de boletos, cada um com vencimento em um mês, gerando parcelas mensais que devem ser pagas para quitar a dívida de uma compra ou serviço.
Assim como o Carnê, a Assinatura se refere a um compromisso de pagamento recorrente. Entretanto, ao invés de gerar todos os boletos de uma vez em um conjunto, na Assinatura, cada boleto é enviado ao pagador no mês ou outro período em que deve ser pago. Essa forma de cobrança é muito utilizada pelas empresas que buscam a fidelização do cliente, como por exemplo, uma revista, serviço de internet ou streamings.
Aprenda nestes artigos: como emitir um boleto, como gerar um carnê e como criar uma assinatura na Kobana.