Dependendo do seu objetivo e do tipo de cobrança, você pode emitir boletos comuns ou optar por gerar assinaturas, carnês e boletos fatura.
Em cada uma dessas modalidades de cobrança, os boletos devem ser gerados com um layout específico, e a Kobana faz isso automaticamente para os layouts mais utilizados.
Boleto Comum
O boleto é um título de cobrança com informações como valor a ser pago, data de vencimento, quem deve pagar e para quem deve ser pago.
Para ter acesso aos boletos, você poderá clicar no painel de boletos na Kobana, indo em Recebimentos > Boletos > Gerenciar, e em seguida, vá no ícone do olho à direita.
É possível ver que o boleto é dividido em duas partes principais: o recibo do pagador, que fica na parte de cima da linha pontilhada e será guardado pelo pagador como comprovante, e a ficha de compensação, parte de baixo que fica em posse do banco após o pagamento.
Escolha a opção de emitir um boleto se você quiser gerar um documento para uma cobrança única, que será paga apenas uma vez.
Se você criar uma assinatura na Kobana, o layout utilizado para as cobranças regulares seguirá também o modelo idêntico ao boleto comum.
Carnê
O Carnê, na prática, é um conjunto de boletos, cada um com vencimento em uma determinada data, gerando parcelas que devem ser pagas para quitar a compra de um produto ou a contratação de um serviço.
Quando você gera um carnê na Kobana, o layout dos boletos que formam o carnê é diferente do layout de boleto comum.
O boleto do carnê é horizontal: o recibo do pagador é a parte menor à esquerda e a ficha de compensação é a parte maior à direita. Isso facilita com que os boletos sejam, por exemplo, grampeados, e que o pagador tenha maior controle sobre os recibos.
Você pode transformar seu boleto comum em um boleto com formato de carnê, pegando um link comum (exemplo: https://bole.to/2/xpto) e adicionando /carne no fim dele (https://bole.to/3/xpto/carne).
Boleto fatura
Os boletos no formato de fatura normalmente são usados para cobranças que exigem maior detalhamento sobre o produto adquirido ou o serviço prestado. Veja aqui como criar um boleto fatura na Kobana.
Como no boleto comum, o recibo do pagador fica acima da linha pontilhada e a ficha de compensação fica logo abaixo. Porém, o layout do boleto fatura tem uma particularidade: no recibo do pagador, são informados os detalhes necessários sobre a cobrança.
Você pode transformar seus boletos comuns em boleto fatura usando /letter no fim do link. Exemplo: https://bole.to/2/xpto vira https://bole.to/2/xpto/letter.
Envelope
Na Kobana, também é possível gerar automaticamente um envelope para envio físico dos documentos de cobrança. Ele inclui os dados do remetente, do destinatário e o comprovante de entrega.
Veja aqui como gerar o envelope na interface, mas você também pode digitar /envelope no final do link do boleto, igual fizemos no carnê e no boleto fatura! Exemplo: https://bole.to/2/xpto/envelope.
Outros formatos
Nós também temos a opção de mostrar só o código de barras ou só a linha digitável.
Para a linha digitável, escreva após a URL do boleto /line: https://bole.to/2/xpto/line.
Para o código de barras, use /barcode no fim: https://bole.to/2/xpto/barcode.
Também é possível visualizar o layout com um recibo de entrega. Basta usar /recibo no fim da URL: https://bole.to/2/xpto/recibo.