A API é a forma mais rápida de comunicação entre os bancos, diminuindo o trabalho manual e agilizando a troca de informações. Neste artigo, você vai ver como integrar a API de boletos do Banco Cora.
1. Pegue as informações necessárias na plataforma do Cora
Antes de começar o processo na Kobana, vamos ao site da Cora para você pegar o certificado digital e o client-id.
O certificado é um documento que dá autenticidade para as operações, confirmando a sua identidade. Para achá-lo, acesse a sua conta da Cora, clique na opção Conta e em Integrações via APIs.
Em seguida, clique no botão Acessar Integração Direta.
Na próxima tela, escolha o Ambiente de produção.
Lembrando! Caso queira, também existe a possibilidade de fazer a conexão em um ambiente de teste, mas será necessário refazer todo o processo em produção.
Na próxima tela, você vai encontrar todas as informações que precisa para fazer a conexão na Kobana: o client-id, o certificado e a private key. Faça o download do certificado e da chave privada (a private key) e copie o client ID para o bloco de notas.
2. Cadastre o certificado na Kobana
Agora vamos subir o certificado na Kobana. Entre na sua conta na plataforma e acesse Administração > Segurança > Certificados e clique no botão Novo Certificado. Na tela seguinte, escolha a opção Tenho um arquivo da chave pública e outro da chave privada. De um nome para a conexão, como Certificado-API-Cora e preencha o CNPJ da sua empresa.
Nos arquivos, suba os que você baixou do site da Cora, o arquivo do certificado é em formato .pem e deve ser subido no primeiro campo, já a chave é o .key e deve ser subido no segundo campo.
3. Cadastre uma carteira de cobrança do banco Cora
Caso você ainda não tenha uma carteira de cobrança cadastrada, esse serviço é contratado junto ao banco e permite que a sua empresa emita boletos bancários. Para criar os boletos pela Kobana, é preciso cadastrar ao menos uma carteira de cobrança do banco que você quiser usar.
Para cadastrar uma carteira da Cora, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras. Na tela seguinte, clique no botão + para iniciar o cadastro. Dentre os bancos disponíveis, escolha o Cora:
Escolha a carteira disponível e preencha as informações pedidas, agência e conta do banco. Você também vai precisar preencher as informações da sua empresa, como CNPJ e endereço, e escolher um responsável para a conta, que é a pessoa que assina pela sua empresa.
4. Crie a conexão com a Cora
Com a carteira criada, é hora de fazer a conexão com a Cora. A conexão permite a comunicação entre a sua empresa, o banco e a Kobana, habilitando a troca de informações referentes às operações. Acesse a nova carteira criada em Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique no botão Ver carteira, que você acabou de criar. Do lado direito da tela, clique na opção para Configurar conexão.
Em seguida, escolha a conexão da Cora.
Agora, você precisa preencher o client-id que você pegou na Cora e escolher o mesmo certificado que você subiu anteriormente. Você também deve dar um nome para essa conexão.
Atenção! Certifique-se de que o certificado é o mesmo que você baixou na Cora. Caso contrário, a conexão não vai funcionar.
Por fim, na próxima tela, clique no botão Validar Conexão para que o sistema possa verificar que está tudo funcionando perfeitamente.
5. Vincular a conexão à carteira
Para a conexão funcionar, você ainda precisa garantir que a ela está vinculada à uma carteira do Banco Cora. Para isso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e encontre a carteira da Cora. Clique no botão Ativar da coluna Web Service, como na imagem abaixo e escolha a conexão criada anteriormente.
Caso essa coluna esteja marcada como “Ativa” a conexão já está associada à carteira. Clique no botão Ver carteira > Alterar conexão, para verificar se é de fato a conexão correta.
6. Teste o processo
Para finalizar, recomendamos que você emita e pague um boleto, para garantir que o processo ocorreu como o esperado. Você pode acompanhar o ciclo do boleto clicando em Recebimentos > Boletos > Gerenciar.