A carteira de cobrança é um serviço contratado pelas empresas junto ao seu banco, o que permite a emissão de boletos bancários. Sem uma carteira de cobrança, não é possível gerar boletos.
A carteira escolhida por você junto ao seu banco define a forma como os seus boletos são gerados. Assim, quando é feito o pagamento de um boleto, o banco faz a leitura dos dados presentes e encaminha o dinheiro para a conta corrente vinculada à carteira de cobrança.
Para saber mais informações sobre como cadastrar e homologar sua carteira de cobrança na Kobana, leia este artigo aqui!
Carteira de cobrança registrada
Com a Nova Plataforma da Cobrança, os bancos estão trabalhando apenas com Carteira Registrada. Nesse tipo de carteira, é necessário notificar o banco sobre todos os boletos gerados. Isso é feito com o envio do chamado arquivo de remessa, em que constam as informações dos boletos emitidos.
Neste caso, os bancos cobram taxa por boleto gerado, mesmo se ele não chegar a ser pago.
Maior segurança
O boleto registrado é um título de cobrança emitido pelas empresas que possuem dados de identificação validados por uma instituição financeira (geralmente, um banco). Em geral, esse tipo de boleto deve conter os seguintes dados:
Identificação do pagador e do emissor;
CPF ou CNPJ de ambos;
Endereço;
Valor da transação.
Dessa forma, o registro de boletos é importante para evitar fraudes, proporcionando mais segurança tanto para o pagador quanto para o emissor, pois identifica ambas as partes e permite o rastreamento do documento.
Opções de carteiras de cobrança
Os bancos oferecem diferentes opções de carteiras de cobrança registradas. Para saber o melhor tipo de carteira de cobrança para você, converse com o gerente do seu banco e ele te ajudará a escolher o serviço mais apropriado para a realidade do seu negócio.