Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - Pagamentos
Como fazer pagamentos pela API do Banco Inter?
Como fazer pagamentos pela API do Banco Inter?

Descubra como conectar com a API de pagamentos do Banco Inter e ter mais uma opção para esse tipo de operação!

Thiago Savelli avatar
Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

Fazer pagamentos pela Kobana é mais um exemplo de como a plataforma facilita e agiliza a gestão financeira do seu negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer a conexão com a API de pagamentos do Banco Inter para facilitar essa operação por esse banco.

Que tal também receber pelo Inter? Confira como integrar seus recebimentos pelo Banco Inter na Kobana!

1. Confirme a sua conta financeira

Para fazer um pagamento, é preciso ter uma conta financeira do Banco Inter cadastrada na Kobana.

Caso você já tenha uma conta do Banco Inter cadastrada, pode seguir para o passo 2.

Você pode verificar o status da conta financeira acessando Financeiro > Contas > Gerenciar, clicando no botão Ver Conta e conferindo as informações do lado direito da tela para verificar se é a conta correta.

Caso ainda não tenha, é preciso cadastrar. Acesse Financeiro > Contas > Gerenciar e clique no botão + Nova conta financeira. Na tela seguinte, escolha o Banco Inter e preencha as informações pedidas na plataforma.

Com tudo preenchido, clique no botão Criar Nova Conta Financeira.

2. Confira a conexão com o Banco

Além da conta cadastrada você também precisa de uma conexão, pois é ela que habilita a troca de informações entre a Kobana e o banco. Dentro da conta que você acabou de criar ou conferir, clique em Ações > Associar conexão de transferência para associar essa conta a um banco.

Se você ainda não tem uma conexão com o Banco Inter, o sistema automaticamente vai pedir para que você crie uma. Nessa mesma tela, escolha a opção do Banco Inter:

Você vai precisar preencher as informações pedidas pelo sistema, incluindo o certificado digital e as credenciais de identificação: client ID e client Secret. Para conseguir essas informações, em uma outra aba, acesse sua conta do Banco Inter e clique em Conta digital > Aplicações > Nova Aplicação.

Dê um nome (ex.: API-Pagamentos) e uma descrição (ex.: Conexão de API de pagamentos entre Kobana e Inter). No escopo da aplicação, selecione as opções para realizar pagamento de boletos e de DARF.

Em seguida, faça o download das chaves e do certificado.

Atenção! O download do arquivo com as chaves só pode ser feito uma vez. Por favor, certifique-se de salvá-lo corretamente.

Após isso, você deverá acessar o menu do banco novamente, clicando em Aplicações > Gestão de Aplicações. Na página das aplicações, você consegue visualizar a aplicação que acabou de criar. Clique na seta na parte de cima para visualizar as credenciais (ClientID e ClientSecret).

Volte na aba da Kobana e coloque o client ID e o client Secret que você criou no site do Inter. Já no certificado, você deve subir o mesmo que você usa no banco. Na próxima tela clique Validar conexão, para se certificar de que tudo está funcionando corretamente.

3. Importe um CSV das operações para a Kobana

Com a conta e a conexão configuradas, podemos fazer os pagamentos, usando os boletos como exemplo.

Acesse o menu Pagamentos > Importar > Pagamentos de Boletos, na plataforma da Kobana. Nesta página, você pode baixar um modelo de planilha para preencher com os dados das operações, como no exemplo abaixo:

Os campos Valor, CPF/CNPJ do beneficiário, Nome do beneficiário e código de barras são auto-explicativos. Já o campo ID da Conta Financeira, é o número que identifica qual é a conta cadastrada na Kobana da qual vai sair o pagamento. Certifique-se que é o número da sua conta do Banco Inter.

Com todas as informações preenchidas, baixe o arquivo, sempre em formato csv. No Google Sheets, é como no exemplo abaixo:

Com a planilha preenchida, basta subir o arquivo em Pagamentos > Importar > Pagamentos de boletos.

Para contas de consumo e DARFs o processo é quase idêntico. As únicas diferenças são as informações preenchidas e o caminho da plataforma onde subir o arquivo. Acesse Pagamentos > Importar, e em seguida na opção desejada.

Fazendo uma operação por vez

Também é possível fazer um pagamento por vez, caso queira. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar e clique no botão da imagem abaixo:

Na próxima tela, escolha o tipo de operação e preencha todas as informações pedidas pelo sistema. Clique em Salvar pagamento para finalizar a operação.

4. Confira o status da importação

Após o upload do csv, você automaticamente será direcionado para o status da importação. Se isso não ocorrer, você pode achar essa informação em Administração > Históricos > Importações, como na imagem abaixo:

Clicando no ícone (👁️) do lado direito, você consegue visualizar os detalhes da importação e será alertado caso o sistema tenha encontrado algum problema.

5. Crie os lotes das operações

Uma vez que as operações sejam importadas, você precisa criar um lote para enviá-las ao banco. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar.

Selecione as operações que deseja adicionar ao lote clicando nos checkboxes do lado esquerdo e em seguida no botão Adicionar a um lote, como na imagem:

O sistema vai criar um lote para cada conta financeira e para cada tipo de operação. No exemplo acima, são 2 operações, com 1 boleto e uma conta de consumo, todos da mesma conta financeira. Logo, serão criados 2 lotes.

Após os lotes criados você pode acessar Pagamentos > Lotes de pagamentos para verificar se está tudo ok.

Atenção! As operações só são enviadas para o banco após a criação do lote.

Após o lote criado, como a conexão é por API, o sistema automaticamente vai enviar todos os pagamentos que estão naquele lote para o Banco Inter.

6. Libere a operação no banco

Agora, você precisa liberar a operação no Banco Inter. Você pode configurar a liberação imediata para que esse processo ocorra mais facilmente acessando Configuração > Gestão de aprovações na sua conta do Banco Inter.

Mas, para liberar os pagamentos manualmente acesse a sua conta em Conta digital > Aprovações > Aprovações pendentes.

Nesse menu, você vai encontrar uma lista com as operações pendentes, como na imagem abaixo. Para aprovar, selecione as operações clicando nos quadrados do lado esquerdo e clique no botão para aprovar.

Caso queira, clique na operação para conferir as informações, como o valor.

Uma vez aprovado, o status é atualizado e o pagamento é liberado.

Respondeu à sua pergunta?