Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - Pagamentos
Como fazer pagamentos pela API do Banco do Brasil?
Como fazer pagamentos pela API do Banco do Brasil?

Descubra como se conectar com a API de pagamentos do Banco do Brasil!

Thiago Savelli avatar
Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

Fazer pagamentos pela Kobana é mais um exemplo de como a plataforma facilita e agiliza a gestão financeira do seu negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer a conexão com a API do Banco do Brasil para fazer pagamentos por essa instituição.

Que tal também receber pelo Banco do Brasil? Confira como integrar seus recebimentos pela API do Banco do Brasil na Kobana!

1. Confirme a sua conta financeira

Para fazer um pagamento, é preciso ter uma conta financeira do Banco do Brasil cadastrada na Kobana.

Caso você já tenha, pode seguir direto para o passo 2.

Você pode verificar o status da conta financeira acessando Financeiro > Contas > Gerenciar, clicando no botão Ver Conta e conferindo as informações do lado direito da tela para verificar se é a conta correta.

Caso ainda não tenha uma conta do BB na Kobana, é preciso cadastrar. Acesse Financeiro > Contas > Gerenciar e clique no botão + Nova conta financeira. Na tela seguinte, escolha o Banco do Brasil e preencha as informações pedidas na plataforma.

Com tudo preenchido, clique no botão Criar Nova Conta Financeira.

2. Confira a conexão com o Banco

Além da conta cadastrada você também precisa de uma conexão, pois é ela que habilita a troca de informações entre a Kobana e o banco. Dentro da conta do Banco do Brasil, clique em Ações > Associar conexão de transferência para associar essa conta a um banco.

Ainda não tem uma conexão? Confira o artigo e descubra como criar uma conexão com a API do Banco do Brasil.

3. Importe um CSV das operações para a Kobana

Com a conta e a conexão configuradas, podemos fazer os pagamentos usando os boletos como exemplo.

Acesse o menu Pagamentos > Importar > Pagamentos de Boletos, na plataforma da Kobana. Nesta página, você pode baixar um modelo de planilha para preencher com os dados das operações, como no exemplo abaixo:

Os campos Valor, CPF/CNPJ do beneficiário, Nome do beneficiário e código de barras são auto-explicativos. Já o campo ID da Conta Financeira, é o número que identifica qual é a conta cadastrada na Kobana da qual vai sair o pagamento. Certifique-se que é o número da sua conta do Banco do Brasil.

Com todas as informações preenchidas, baixe o arquivo, sempre em formato csv. No Google Sheets, é como no exemplo abaixo:

Com a planilha preenchida, basta subir o arquivo em Pagamentos > Importar > Pagamentos de boletos.

Para contas de consumo e DARFs o processo é quase idêntico. As únicas diferenças são as informações preenchidas e o caminho da plataforma onde subir o arquivo. Acesse Pagamentos > Importar, e em seguida na opção desejada.

Fazendo uma operação por vez

Também é possível fazer um pagamento por vez, caso queira. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar e clique no botão da imagem abaixo:

Na próxima tela, escolha o tipo de operação e preencha todas as informações pedidas pelo sistema. Clique em Salvar pagamento para finalizar a operação.

4. Confira o status da importação

Após o upload do csv, você automaticamente será direcionado para o status da importação. Se isso não ocorrer, você pode achar essa informação em Administração > Históricos > Importações, como na imagem abaixo:

Clicando no ícone do lado direito, você consegue visualizar os detalhes da importação e será alertado caso o sistema tenha encontrado algum problema.

5. Crie os lotes das operações

Uma vez que as operações sejam importadas, você precisa criar um lote para enviá-las ao banco. Para isso, acesse Pagamentos > Gerenciar.

Selecione as operações que deseja adicionar ao lote clicando nos checkboxes do lado esquerdo e em seguida no botão Adicionar a um lote, como na imagem:

O sistema vai criar um lote para cada conta financeira e para cada tipo de operação. No exemplo acima, são 2 operações, com 1 boleto e uma conta de consumo, todos da mesma conta financeira. Logo, serão criados 2 lotes.

Após os lotes criados você pode acessar Pagamentos > Lotes de pagamentos para verificar se está tudo ok.

Atenção! As operações só são enviadas para o banco após a criação do lote.

Após o lote criado, como a conexão é por API, o sistema automaticamente vai enviar todos os pagamentos que estão naquele lote para o Banco do Brasil.

6. Libere a operação

Para finalizar, você precisa aprovar a operação. O Banco do Brasil permite a aprovação diretamente pela API, o que significa que você consegue fazê-la pela Kobana. Após criar o lote, é preciso que a informação seja enviada para o banco e que o mesmo retorne o pedido para a liberação.

Essa comunicação pode acontecer entre 10 e 20 minutos. Para isso, você deve solicitar ao seu gerente que os pagamentos estejam parametrizados com o retorno intradia habilitado.

Após esse tempo, acesse o lote criado em Pagamentos > Lotes de pagamentos e clique no botão Ver lote (👁️). Lá, você verá uma opção para liberar o lote:

Clique em Liberar para prosseguir com os pagamentos.

Respondeu à sua pergunta?