Cada dia mais, os bancos estão evoluindo para que toda a comunicação seja realizada via APIs. Nesse artigo, vamos mostrar como receber pela API de boletos do Banco do Brasil.
1. Associe a conexão à carteira de recebimento
Para registrar boletos pela API do Banco do Brasil, você precisa ter uma carteira de recebimento cadastrada na plataforma. Você também precisa associar a conexão a carteira que quiser usar.
Ainda não criou a conexão com a API do Banco do Brasil? Confira o artigo e descubra como!
Para isso, vá ao menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e, então, clique em Ativar na coluna web service da carteira correspondente.
Em seguida, selecione a conexão com o Banco do Brasil para concluir.
2. Teste a conexão
Recomendamos que, ao finalizar o processo, emita um boleto para testar o registro e verifique na aba de registro se o mesmo foi feito pela API. Acompanhe o próximo pagamento e verifique se ele veio sem a necessidade do arquivo de retorno.
Ativando os webhooks
Com o sucesso da conexão acima, qualquer confirmação do banco (pagamento, cancelamento, alteração etc.) dependerá de uma consulta da Kobana que acontece de hora em hora. Para que essas confirmações ocorram em tempo real, é necessário ativar os webhooks do banco. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
1. Solicite a URL do webhook
Por meio do seu login, solicite em nosso chat na interface a URL correspondente ao webhook de cobranças.
2. Acesse o Portal Developers do Banco do Brasil
Acesse o Portal Developers do Banco do Brasil com o seu login e senha:
Selecione a aplicação em produção que está conectada à Kobana.
No menu esquerdo que aparecerá, clique no sino, que representa a parte de webhooks.
Clique no botão Cadastrar Novo Evento.
Como neste artigo estamos tratando da parte de boletos, agora você vai selecionar a API de Cobranças.
Caso tenha interesse em utilizar para PIX, também, acesse este artigo: Como ativar o PIX do Banco do Brasil?
Selecione o convênio específico referente aos recebimentos das confirmações, inclua a URL disponibilizada pela nossa equipe e adicione o e-mail, caso haja necessidade de um contato do banco.
Deixe o evento Baixa Operacional selecionado e defina o status dele como Ativado. Clique em Salvar para finalizar.