Cada dia mais, os bancos estão evoluindo para que toda a comunicação seja realizada via APIs. Para o Banco do Brasil, as seguintes operações estão disponíveis por API na Kobana:
Pix;
Extrato.
Abaixo, explicamos passo a passo como gerar as credenciais e como criar a conexão entre a Kobana e a API do Banco do Brasil.
1. Crie sua conta no Portal Developers do Banco do Brasil
Para gerar as credenciais necessárias para a comunicação via API, você precisa criar a sua conta no Portal Developers do Banco do Brasil. Para isso, acesse o portal e clique em Cadastra-se: https://developers.bb.com.br/home
Quando finalizar o cadastro e confirmar o número de celular cadastrado, faça o login com a senha criada.
2. Aceite os termos de uso da plataforma
Em seguida ao login, você deverá concordar com os termos de uso da plataforma. Logo depois, você será direcionado para a tela de aplicações, em que deverá ter uma notificação no sino no canto superior direito. Clique no sino.
A pendência que deve aparecer é a de assinatura dos termos de utilização da API. Clique em Visualizar. Na próxima página, leia os termos e marque que concorda. Em seguida, clique em Próximo para ler o termo seguinte, marque que concorda e vá em Concluir.
3. Crie a aplicação
Ao retornar à tela de aplicações, você vai clicar no botão Nova Aplicação e, então, deverá preencher:
Nome da aplicação (ex.: "Nome da Empresa-API-Kobana");
Descrição (ex.: "Credenciais para conexão via API com a Kobana");
Ícone da aplicação (você não precisa incluir nenhum ícone);
API: selecione a opção APIs com contratação online pelo Portal Developers BB;
Escolha as opções de escopo referente às operações que pretende fazer na Kobana, como Cobrança, para a emissão de boletos, e Pix.
Recomendamos escolher todas as opções disponíveis, para que não seja necessário criar uma nova conexão futuramente.
No final da página, clique em Criar.
4. Envie para produção e gere as credenciais
Com o seu novo aplicativo criado, clique nele e uma tela semelhante a da imagem abaixo deverá aparecer. Acesse o ícone de avião de papel na barra lateral esquerda para enviar seu app para produção.
Na próxima tela, preencha com o CNPJ da sua empresa e clique em Pesquisar CNPJ. O sistema irá exibir a identificação da empresa selecionada. Confira se a informação está correta e clique em Próximo.
Você só conseguirá concluir o fluxo se o CPF da sua conta do Portal de Desenvolvedor tiver poderes administrativos na conta da sua empresa. Caso contrário, o administrador deverá acessar o portal e autorizar o envio para produção antes de você concluir.
Na página seguinte, revise os dados de sua aplicação e clique em Solicitar Produção. Na sequência, será exibido um Termo de Adesão, que deverá ser lido até o final. Assine se estiver de acordo.
Ao assinar o Termo de Adesão, as credenciais de produção estarão habilitadas na área de Credenciais, e poderão ser visualizadas.
5. Insira as credenciais na Kobana
De forma segura, copie as credenciais geradas (Client ID, Client Secret e Application Key) e acesse sua conta na Kobana.
Vá no menu Integrações > Bancos e serviços > API > Configurar Nova e selecione o Banco do Brasil.
Na tela seguinte, dê um nome para a conexão, como: "CONEXÃO - BANCO DO BRASIL - NOME DA EMPRESA". Abaixo, selecione as permissões da API, que indicam quais operações são possíveis com aquela conexão. Recomendamos escolher todas as opções possíveis, mesmo que não pretenda usá-las nesse momento. Assim, não será preciso criar uma nova conexão futuramente.
Além disso, você também precisa escolher o ambiente, lembrando que o de homologação é apenas para testes. Caso queria usá-lo, será preciso refazer o processo em produção.
Para finalizar, você precisa preencher as informações de identificação que criamos acima, o client ID, client Secret e Application Key. No certificado, escolha o mesmo que você usa no Banco do Brasil. Clique em Salvar para continuar.
Para finalizar, na próxima tela, clique no botão Validar conexão para o sistema verificar que está tudo funcionando perfeitamente.
Com a conexão criada, você pode configurar cada operação que quiser usar. Nos artigos abaixo, você confere como: