Cada vez mais, os bancos estão evoluindo para que toda a comunicação seja realizada via APIs. O Itaú já tem disponível uma API para operações de recebimentos de boletos, recebimentos de Pix e transferências.
Abaixo, explicamos o passo a passo para gerar as credenciais e conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Itaú.
Saiba mais: Como ativar o PIX do Itaú?
1. Gere a chave pública na plataforma da Kobana
A forma mais comum de fazer a conexão com a API do Itaú é gerando a chave pública na plataforma da Kobana e enviando ao seu gerente do banco para receber as credenciais necessárias. Para isso, acesse Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar Nova e escolha a opção do Itaú.
Na tela seguinte, o sistema vai perguntar quais os dados que você já tem em mãos. Se você estiver fazendo essa conexão pela primeira vez, escolha a opção Nenhum e clique no botão para seguir para o próximo passo.
Em seguida, dê um nome para a chave, escolha o Itaú como banco solicitador e clique no botão para gerar a chave.
Após a chave gerada, clique no botão destacado na imagem para fazer o download.
2. Encaminhe a chave pública para o seu gerente do Itaú
Com a chave pública baixada, você deve encaminhá-la ao seu gerente do Itaú para que ele possa gerar as credenciais necessárias. Lembre-se de informá-lo das operações que você pretende fazer com a API (boletos, Pix e/ou transferências).
Recomendamos que você se prepare para fazer todas as operações disponíveis, mesmo que não tenha intenção de usá-las agora. Assim, você não precisa refazer o processo futuramente.
Em seguida, o seu gerente vai retornar as credenciais necessárias.
Atenção! Em certos casos, o banco pode mandar uma credencial para Pix e outra para boleto. Converse com a pessoa responsável e confirme quais credenciais serão necessárias para o que você quer fazer.
3. Insira as credenciais para fazer a conexão
Com as credenciais em mãos, volte a plataforma da Kobana para finalizar a conexão. Acesse novamente Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar nova e escolha a opção do Itaú. Agora que você já tem as credenciais, escolha a opção correspondente, de acordo com as informações que o seu gerente enviou.
Ao escolher a opção, os campos abaixo serão liberados para serem preenchidos com as informações da conexão.
Primeiramente, você precisa dar um nome para a conexão, escolher o ambiente (produção ou homologação) e as permissões da API, ou seja, quais operações podem ser feitas por aquela conexão. Certifique-se de marcar as opções que você comunicou ao seu gerente no momento de gerar as credenciais.
Nos campos das credenciais, preencha com o que foi enviado pelo banco.
Após preencher todos os dados, clique em salvar para gerar a conexão.
Outras possibilidades para a configuração da API
A maneira que mostramos acima é a mais comum para quem quiser ativar a API do Itaú. Porém, existem algumas possibilidades diferentes que podem ocorrer em certos casos. Se você não conseguir fazer a configuração no passo a passo acima, fale com o seu gerente e pergunte o que precisa ser feito. Existem 4 hipóteses:
1ª Hipótese - O banco enviará a você um token descriptografado, que você precisará anexar à Kobana. Caso seja esta a condição, você poderá identificá-la devido ao fato de que o banco não tenha solicitado a você anteriormente que nada fosse enviado para que você tivesse acesso a este token;
2ª Hipótese - O banco solicitará que você gere uma chave pública e envie a eles. Após o envio desta chave, disponibilizarão a você o token necessário para ativação;
3ª Hipótese - Alguém já realizou os passos anteriores (um desenvolvedor, a equipe de TI de sua empresa…), de envio da chave ao banco e de recepção do token descriptografado, e você já possui o token;
4ª Hipótese - Em algum outro momento, você ou alguém de sua equipe já enviou uma chave pública ao banco com o intuito de ativar a API, e o processo não foi concluído. Neste caso, é preciso que você gere uma nova chave pública e envie ao banco. Ao encaminhá-la ao banco, especifique que você necessita que o token temporário seja gerado fazendo uso da chave pública que você envia no e-mail em questão.
4. Valide a conexão
Com a conexão criada, clique no botão Validar para que o nosso sistema verifique se todas as informações estão corretas e que a conexão está funcionando como esperado.