A possibilidade de fazer transferências pela Kobana é mais um exemplo de como a plataforma facilita e agiliza a gestão financeira do seu negócio.
Neste artigo, vamos mostrar como fazer transferências por Pix, Ted e transferências entre contas de um mesmo banco.
Entre em contato com o suporte no chat ou pelo e-mail suporte@kobana.com.br para conhecer a disponibilidade de bancos e operações!
1. Confirme a sua conta financeira
Para realizar qualquer pagamento ou transferência, é preciso ter uma conta financeira associada à Kobana. Caso ainda não tenha, confira como criar uma conta financeira. Além disso, você também precisa ter uma conexão com o banco na conta que for usar. Caso não tenha, confira como criar uma conexão na Kobana.
Caso já tenha, você pode verificar o status da conta financeira e da conexão, acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta do lado direito da tela.
Dentro da conta, clique em Ações > Associar conexão de transferência para associar essa conta a um banco. Caso essa opção seja Alterar conexão de transferência, a configuração já foi feita, e você só deve trocar caso queira usar outro banco.
Por fim, ainda dentro da sua conta financeira, pode ser que o seu Banco peça que você coloque um número de convênio de pagamento, um código necessário para fazer certas operações financeiras. Converse com o seu gerente para receber o número.
Com ele em mãos, adicione na sua conta financeira acessando Financeiro > Contas > Gerenciar e clicando no botão Ver Conta. Dentro da conta, clique em Ações > Alterar para inserir o número de convênio de pagamento.
2. Importe um CSV das operações na Kobana
Com a conta configurada, podemos começar as transferências.
Primeiro, acesse o menu Financeiro > Transferências > Importar, na plataforma da Kobana. Nesta página, você pode baixar um modelo de planilha para preencher com os dados de cada operação, como no exemplo abaixo:
Os campos Valor, Vencimento, Data de agendamento, CPF/CNPJ do beneficiário e nome do beneficiário são auto-explicativos. Já os outros, podem variar conforme a operação ou merecem uma explicação mais detalhada:
ID da Conta Financeira de Origem: É o número que identifica qual é a conta cadastrada na Kobana da qual vai sair a transferência. Você pode conferir esse número na plataforma em Financeiro > Contas > Gerenciar.
Tipo: Existem dois tipos de transferências que podem ser feitas na Kobana, Pix e Ted. Preencha este campo com a opção usada, pois isso influencia como os outros campos serão preenchidos;
Tipo de Pix: Caso a transferência seja um Pix, você precisa definir neste campo se será um Pix por chave ou pelos dados bancários completos;
Tipo de chave Pix: Caso escolha por chave, neste campo, você define qual é o tipo de chave, podendo ser CNPJ, email, chave aleatória ou telefone;
Chave Pix: Por fim, você coloca a chave Pix em si.
Dados bancários: Os campos que vão de Número COMPE adiante somente precisam ser preenchidos caso for fazer um Ted ou um Pix por dados bancários.
Atenção: Você só deve preencher os campos conforme a operação que for fazer. Por exemplo, ao fazer um Pix por chave, você não deve preencher os dados bancários completos, e vice-versa.
Uma vez que todas as informações sejam preenchidas, você precisa baixar o arquivo, sempre em formato csv. No Google Sheets, é como no exemplo abaixo:
Uma vez baixado, basta importar o arquivo na Kobana em Financeiro > Transferências > Importar.
3. Confira o status da importação
Após o upload, você automaticamente será direcionado para o status da importação. Se isso não ocorrer, você pode achar essa informação em Administração > Históricos > Importações, como na imagem abaixo:
Clicando no ícone do lado direito, você consegue visualizar os detalhes da importação, caso o sistema tenha encontrado algum problema.
4. Crie os lotes das operações
Uma vez que as operações estejam importadas, você precisa criar um lote para enviá-las ao banco. Para isso, acesse em Financeiro > Transferências > Gerenciar e selecione as transferências que deseja adicionar ao lote clicando nos checkboxes do lado esquerdo e em seguida no botão para adicionar a um lote, como na imagem:
O sistema vai criar um lote para cada conta financeira usada e para cada tipo de operação usada. No exemplo acima, são 6 operações, com 5 Pix e um TED, todos da mesma conta financeira. Logo, serão criados 2 lotes.
Após os lotes criados você pode acessar Financeiro > Transferências > Lotes de transferências para verificar se está tudo ok.
Atenção! As operações só são enviadas para o banco após a criação do lote.
5. Confirme o envio do lote ao banco
O próximo passo varia de acordo com a sua comunicação com o banco, podendo ser por API, EDI, ou manual.
O sistema da Kobana prioriza a API, por ser o meio mais rápido e eficiente de trocar informações. Então, se você ainda não tem essa conexão, confira como integrar com o seu banco por API. Caso tenha, e caso o banco aceite transferências por API, está tudo certo.
Se a API não estiver configurada ou disponível para essa operação, o sistema automaticamente vai criar uma remessa, um arquivo que reúne todas as informações das operações pendentes. Lembrando que o sistema faz uma varredura periódica das pendências para criar uma remessa. Então, pode ser que leve alguns minutos para que ela apareça.
Uma vez criada, o sistema vai tentar o envio por EDI, que é a comunicação pelo tráfego automático de remessas.
Caso tanto o EDI quanto a API não estejam disponíveis, você mesmo precisa enviar. Acesse o menu Integrações > Bancos e Serviços > EDI > Arquivos CNAB de Remessa, para encontrar o arquivo e confira o artigo sobre como enviar o arquivo de remessa manualmente.
6. Libere a operação no banco
Esse passo não é sempre necessário, e depende da instituição que você quiser usar. Por uma questão de segurança, certos bancos exigem que você libere o pagamento para que ele seja aprovado. Confira abaixo como é o processo para cada banco que faz essa exigência:
Banco | Tipo de Conexão | Ação |
Itaú | API e EDI | Para ambas conexões é preciso liberar o pagamento no internet banking. Porém, para a API é possível configurar a liberação imediata. |
Bradesco | EDI | É preciso liberar o pagamento pelo portal do Banco. |
Banco do Brasil | API e EDI | Para a API é possível liberar o pagamento na própria interface da Kobana. Por EDI, é preciso liberar cada operação via portal do banco. |
Banco Inter | API | É preciso aprovar cada pagamento. Porém, existe a opção de configurar a liberação imediata acessando Configurações > Gestão de aprovações no internet banking. |
Santander | API ou EDI | Para a API, não é preciso aprovar os pagamentos. Para EDI é preciso aprovar cada pagamento, mas é possível configurar a liberação imediata. |