Uma das configurações iniciais da plataforma da Kobana para poder realizar suas operações bancárias é cadastrar uma conta financeira.
Atenção! Para executar as operações bancárias na Kobana, como registro de boletos, emissão de cobrança via PIX, consulta de extrato e outros serviços com agilidade e segurança, sua empresa precisa ter uma conta cadastrada e uma carteira de cobrança ativa.
Como cadastrar a conta financeira?
Acesse o menu Financeiro > Contas > Gerenciar, para visualizar a lista das contas.
Se for cadastrar a sua primeira conta, terá uma mensagem "Crie sua primeira conta financeira". Caso você já tenha alguma conta pronta, basta apertar o botão "Nova conta financeira".
Então, você precisará preencher as informações necessárias para viabilizar o cadastro, como:
Escolha do banco;
Número da agência;
Número da conta;
Tipo da conta (corrente, poupança ou pagamento);
CNPJ da sua empresa;
Razão social da sua empresa;
Número do convênio de pagamento.
O número de convênio de pagamento é um dado importante, que pode ser essencial para que a sua empresa consiga fazer pagamentos e transferências na plataforma. Esse código é acordado com o próprio banco para a emissão de pagamentos. Converse com o seu gerente para saber esse número, caso necessário.
Fique atento ao preenchimento, pois, se algum dado tiver inconsistência, o cadastro não será efetuado, aparecendo uma mensagem de erro, como por exemplo: Empresa > Número Documento não é um CNPJ ou CPF válido.
Como cancelar uma conta financeira?
Se você deseja excluir alguma de suas contas financeiras cadastradas na Kobana, seja por qualquer motivo, é possível.
Basta acessar o menu Financeiro > Contas > Gerenciar.
Veja qual a conta que deseja eliminar e clique em Ver Conta no lado direito do menu. Na nova tela, vá em Ações > Excluir.
Então, irá aparecer uma mensagem de confirmação da operação. Selecione "TENHO CERTEZA que quero APAGAR a conta financeira" e, na sequência, é só clicar em Apagar Permanentemente.