A Kobana possui uma comunicação com os bancos para consulta de extrato automatizada. Em via de regra, o extrato é atualizado no seu banco diariamente e você pode consultar o mesmo na nossa interface ou por API.
Como ativar a consulta automática de extrato?
O primeiro passo para utilizar a funcionalidade de consulta de extrato na Kobana é cadastrar uma conta bancária na nossa interface. Saiba como fazer isso neste artigo: Como cadastrar uma conta financeira na Kobana.
Finalizado o cadastro, as informações do extrato ainda não serão consultadas no banco. Para que isso ocorra, você deverá permitir o acesso da Kobana seja por meio de credenciais (API) ou por uma carta de autorização (EDI).
Atualmente, temos conexão via API apenas com alguns bancos (veja a tabela no final deste artigo), e você poderá autorizar essa conexão associando a uma conexão já existente ou criando uma conexão na interface da Kobana.
Os demais bancos são conectados via EDI, que é a automatização de troca de arquivos entre banco e Kobana. Para ativar o EDI, confira o artigo ou consulte nossa equipe de suporte pelo chat ou e-mail (suporte@kobana.com.br).
Carregamento manual de extrato
Além da opção de comunicação automática, temos também a alternativa de carregar o extrato manualmente. Temos suporte para alguns bancos e formatos.
Consulte nossa equipe para saber os bancos e formatos que possuem para importação: suporte@kobana.com.br
Você também pode alterar manualmente o valor do Saldo de sua conta financeira para ficar de acordo com o que deseja que seja apresentado na interface da Kobana.
Testando o extrato em Sandbox
Antes de utilizar a consulta de extrato em produção, você poderá testar essa funcionalidade em nosso ambiente Sandbox. Esse teste é muito útil se você está realizando uma integração via API com o nosso sistema.
Para testar, crie sua conta em Sandbox e acesse o menu Financeiro > Contas > Gerenciar. Cadastre uma conta bancária, que poderá ter dados fictícios. Feito o cadastro, acesse a conta pelo sistema clicando em Ver Conta (👁️).
Na parte direita da tela, você poderá clicar no botão verde Gerar Transações. Dessa forma, será gerado um extrato fictício para que você visualize e teste sua integração.
Integrando à API da Kobana para consulta de Extrato
Além da consulta do extrato via interface, você também pode integrar seu ERP ou sistema financeiro à Kobana para atualizar e realizar a conciliação bancária.
A API da Kobana permite que você:
Liste as importações de extrato;
Importe o extrato;
Visualize a importação de extrato;
Liste as transações;
Sincronize extrato.
Também possuímos webhook que poderá notificar sua aplicação sempre que uma conta for atualizada com um novo extrato por meio do evento financial.account.statement.updated
.
Bancos disponíveis na Kobana para consulta de extrato
Banco | API | EDI | Importação |
Banco do Brasil | Sim | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Bradesco | Não | CNAB 200 | Consulte nossa equipe |
BTG | Sim | Não | Consulte nossa equipe |
Inter | Sim | Não | Consulte nossa equipe |
Itaú | Não | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Santander | Sim | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Sicoob | Sim | Não | Consulte nossa equipe |
Sicredi | Não | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Tem interesse em ver o extrato de algum banco que não está na lista? Entre em contato com o nosso suporte pelo chat ou pelo e-mail suporte@kobana.com.br!