A Kobana possui uma comunicação com os bancos para consulta de extrato automatizada. Em via de regra, o extrato é atualizado no seu banco diariamente e você pode consultar o mesmo na nossa interface ou por API.
Como ativar a consulta automática de extrato?
O primeiro passo para utilizar a funcionalidade de consulta de extrato na Kobana é cadastrar uma conta bancária na nossa interface. Saiba como fazer isso neste artigo: Como cadastrar uma conta financeira na Kobana.
Finalizado o cadastro, as informações do extrato ainda não serão consultadas no banco. Para que isso ocorra, você deverá permitir o acesso da Kobana seja por meio de credenciais (API) ou por uma carta de autorização (EDI).
Atualmente, temos conexão via API apenas com alguns bancos (veja a tabela no final deste artigo), e você poderá autorizar essa conexão associando a uma conexão já existente ou criando uma conexão na interface da Kobana.
Para finalizar o processo, com a conexão e a conta configuradas, você precisa associar uma à outra. Acesse a sua conta na Kobana e clique em Financeiro > Contas > Gerenciar e clique no botão com o olho (👁️) Ver conta daquela que quiser ver o extrato. Na Kobana, clique no botão Configurar Conexão de Extrato.
Os demais bancos são conectados via EDI, que é a automatização de troca de arquivos entre banco e Kobana. Para ativar o EDI, confira o artigo ou consulte nossa equipe de suporte pelo chat ou e-mail (suporte@kobana.com.br).
Carregamento manual de extrato
Além da opção de comunicação automática, temos também a alternativa de carregar o extrato manualmente. Temos suporte para alguns bancos e formatos.
Consulte nossa equipe para saber os bancos e formatos que possuem para importação: suporte@kobana.com.br
Você também pode alterar manualmente o valor do Saldo de sua conta financeira para ficar de acordo com o que deseja que seja apresentado na interface da Kobana.
Testando o extrato em Sandbox
Antes de utilizar a consulta de extrato em produção, você poderá testar essa funcionalidade em nosso ambiente Sandbox. Esse teste é muito útil se você está realizando uma integração via API com o nosso sistema.
Para testar, crie sua conta em Sandbox e acesse o menu Financeiro > Contas > Gerenciar. Cadastre uma conta bancária, que poderá ter dados fictícios. Feito o cadastro, acesse a conta pelo sistema clicando em Ver Conta (👁️).
Na parte direita da tela, você poderá clicar no botão verde Gerar Transações. Dessa forma, será gerado um extrato fictício para que você visualize e teste sua integração.
Integrando à API da Kobana para consulta de Extrato
Além da consulta do extrato via interface, você também pode integrar seu ERP ou sistema financeiro à Kobana para atualizar e realizar a conciliação bancária.
A API da Kobana permite que você:
Liste as importações de extrato;
Importe o extrato;
Visualize a importação de extrato;
Liste as transações;
Sincronize extrato.
Também possuímos webhook que poderá notificar sua aplicação sempre que uma conta for atualizada com um novo extrato por meio do evento financial.account.statement.updated.
Bancos disponíveis na Kobana para consulta de extrato
Banco | API | EDI | Importação |
ABC | Não | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Banco do Brasil | Sim | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Bradesco | Sim | CNAB 200 | Consulte nossa equipe |
BTG | Sim | Não | Consulte nossa equipe |
Caixa | Não | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Inter | Sim | Não | Consulte nossa equipe |
Itaú | Sim | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Santander | Sim | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Sicoob | Sim | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Sicredi | Não | CNAB 240 | Consulte nossa equipe |
Tem interesse em ver o extrato de algum banco que não está na lista? Entre em contato com o nosso suporte pelo chat ou pelo e-mail suporte@kobana.com.br!





