Um lote de pagamento ou lote de transferências reúne diversas operações financeiras, para que elas possam ser processadas em conjunto, simplificando os pagamentos ou transferências feitas pelos bancos.
Na Kobana, é necessário criar um lote com essas operações para enviá-las ao banco e automatizar esses processos. O lote não somente contém cada transação, mas todas as informações necessárias para que aquela transação ocorra.
Por exemplo, no caso de um pagamento, o lote contém:
Valor;
Data de agendamento;
Tipo do pagamento (Pix, boleto, etc.);
Dados do pagamento (chave pix);
Dados do beneficiário.
Após o lote ser criado, ele pode ser enviado ao banco automaticamente, dependendo da conexão que faz a comunicação entre os bancos e a Kobana.
Como criar um lote na Kobana?
Agora, vamos ver como criar um lote de pagamentos ou transferências na Kobana, usando os pagamentos como exemplo.
Acesse Pagamentos > Gerenciar, onde estão listadas todas as operações. Clique na ferramenta de seleção do lado esquerdo da lista e escolha todas as operações que quiser incluir no lote e clique no botão Adicionar a um lote para adicionar.
Atenção! Caso não esteja vendo a ferramenta de seleção, ajuste o brilho do seu monitor.
Os lotes serão criados e agrupados por tipo de operação e pela conta financeira. Por exemplo, se você estiver fazendo um pagamento de boleto e um de DARF da mesma conta financeira, serão criados dois lotes. Caso você crie dois pagamentos de boletos de contas financeiras diferentes e um DARF de uma mesma conta, serão criados três lotes.
Confira os artigos para ver mais sobre os pagamentos e transferências na Kobana!