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Como ativar a API de recebimentos de boletos do Itaú?
Como ativar a API de recebimentos de boletos do Itaú?

Veja como gerar as credenciais e conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Itaú.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Cada dia mais, os bancos estão evoluindo para que toda a comunicação seja realizada via APIs. O Itaú já tem disponível uma API para comunicação relativa a boletos.

Abaixo, explicamos passo a passo para gerar as credenciais e conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Itaú.

Atualmente, a versão mais recente da API do Itaú permite apenas que os boletos sejam registrados e cancelados.

1. Contate seu gerente

Observamos que o banco pode iniciar à ativação da API de diferentes maneiras. Por isso, antes de qualquer outra ação, será preciso que você converse com seu gerente.

Explique ao mesmo que deseja ativar a API do banco juntamente à sua carteira de cobrança, e solicite que ele o direcione com relação ao que deve ser feito.

Estas são as hipóteses mais recorrentes observadas no momento de iniciar a ativação da API juntamente ao banco.

1ª Hipótese - O banco enviará a você um token descriptografado, que você precisará anexar à Kobana (passo a passo logo a baixo). Caso seja esta a condição, você poderá identificá-la devido ao fato de que o banco não tenha solicitado a você anteriormente que nada fosse enviado para que você tivesse acesso a este token.

2ª Hipótese - O banco solicitará que você gere uma chave pública e envie a eles. Após o envio desta chave, disponibilizarão a você o token necessário para ativação.

3ª Hipótese - Alguém já realizou os passos anteriores (um desenvolvedor, a equipe de TI de sua empresa…), de envio da chave ao banco e de recepção do token descriptografado, e você já possui o token.

4ª Hipótese - Em algum outro momento, você ou alguém de sua equipe já enviou uma chave pública ao banco com o intuito de ativar a API, e o processo não foi concluído. Neste caso, é preciso que você gere uma nova chave pública e envie ao banco. Ao encaminhá-la ao banco, especifique que você necessita que o token temporário seja gerado fazendo uso da chave pública que você envia no e-mail em questão.

2. Quando devo gerar a chave pública? Como gerar a chave pública?

Assim como explicamos acima, a ativação da API juntamente à sua carteira pode acontecer de algumas diferentes formas.

Quando você se identificar com a primeira e a terceira hipóteses, não será necessário que você gere uma chave pública, pois nas situações um e três esta etapa do processo já foi realizada.

Desta forma, será preciso que, com o token em mãos, você vá até o local indicado no passo três deste artigo (Inserção de credenciais criptografadas) e insira as informações que possui para que a conexão seja criada.

Caso você se identifique com a segunda ou a quarta hipóteses, nestes casos, será necessário que a chave pública seja gerada para, assim, dar início à ativação da API.

E como faço para gerar a chave pública?

Para que a disponibilização das credenciais pelo banco seja realizada de forma segura, é necessário gerar uma chave pública e encaminhá-la ao banco. Você consegue fazer isso acessando o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Nova conexão e selecione o Banco Itaú.

Crie o nome da conexão, como "API - ITAU - NOME DA EMPRESA". A seguir, você deverá selecionar uma opção informando se:

  • Já tem o token decifrado;

  • Já tem o token temporário;

  • Precisa gerar a chave pública.

Considerando que o banco ainda não disponibilizou nada, selecione a opção para gerar a chave pública.

Na página seguinte, clique no ícone para fazer download da chave pública.

Com a chave pública baixada em seu computador, encaminhe a mesma ao gerente de cash, responsável pela integração da sua conta. No mesmo e-mail, solicite que ele encaminhe as credenciais criptografadas para integração via API de cobrança.

3. Inserção de credenciais criptografadas

Quando o banco encaminhar as credenciais criptografadas, acesse a conexão que você criou pelo caminho do menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Conexões configuradas e clique em Ver Conexão.

Agora você deve clicar na segunda opção: Cadastrar credenciais recebidas. Insira as credenciais nos campos correspondentes, salve e, em seguida, realize a validação da mesma.

Avise nossa equipe no chat que você finalizou esse procedimento e informe o ID da sua conexão para podermos acompanhar.

4. Ativando a API em sua carteira

Após enviar à nossa equipe os dados necessários, sua conexão será criada e, assim, você poderá vinculá-la à sua carteira.

Para que esta ação seja realizada, vá até o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e na carteira a ser ativada, clique em Ver carteira. Em seguida, clique em Ações > Alterar conexões.

Escolha a conexão que foi criada e a vincule a sua carteira.


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