A forma mais eficiente de comunicação com o banco se dá via APIs. Essa comunicação dispensa a criação e troca de arquivos, permitindo executar operações em tempo real.
Para ativar a comunicação via API do Banco Inter, siga o passo a passo abaixo.
1. Gere o certificado e credenciais
Acesse sua conta do Banco Inter e clique em Aplicações > Nova Aplicação.
Dê um nome (ex.: API-Inter) e uma descrição (ex.: Conexão de API entre Kobana e Inter). No escopo da aplicação, selecione as opções das operações que você quiser fazer na Kobana. Recomendamos escolher todas as opções, para não precisar refazer a conexão caso queria usá-las no futuro.
Em seguida, faça o download das chaves e do certificado.
Atenção! O download do arquivo com as chaves só pode ser feito uma vez. Por favor, certifique-se de salvá-lo corretamente.
Após isso, você deverá acessar o menu do banco novamente, clicando em Aplicações > Gestão de Aplicações. Na página das aplicações, você consegue ver a aplicação que acabou de criar. Clique na seta na parte de cima para visualizar as credenciais (ClientID e ClientSecret).
2. Insira o certificado na Kobana
Acesse sua conta da Kobana e vá no menu Administração > Segurança > Certificados. Clique no botão verde para adicionar um novo certificado, insira e valide o certificado baixado do Inter.
3. Crie a conexão
Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > API > Configurar Nova para cadastrar uma conexão.
No cadastro, selecione o logo do Banco Inter, dê um nome para essa conexão, como "CONEXÃO - INTER - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais, Client ID e Client Secret, e selecione o certificado que você acabou de inserir.
Ao finalizar o processo, clique em Validar conexão para garantir que tudo está funcionando corretamente.
Com a conexão finalizada, você pode fazer as operações disponíveis com o Banco Inter na Kobana. Confira nos artigos abaixo: