Passar para o conteúdo principal

Como ativar a conexão com a API do Banco Inter?

Veja como conectar sua conta da Kobana com a API do Inter.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de um mês

A forma mais eficiente de comunicação com o banco é por APIs. Essa comunicação dispensa a criação e troca de arquivos, permitindo executar operações em tempo real.

Para ativar a comunicação via API do Banco Inter, siga o passo a passo abaixo.

Já tem uma conexão ativa? O Banco Inter permite que você apenas atualize o certificado e mantenha as credenciais usadas. Confira mais ao final do artigo!

1. Gere o certificado e credenciais

Acesse sua conta do Banco Inter e clique em Soluções para sua empresa > Nova Integração.

Dê um nome (ex.: API-Inter) e uma descrição (ex.: Conexão de API entre Kobana e Inter). No escopo da aplicação, selecione as opções das operações que você quiser fazer na Kobana. Recomendamos escolher todas as opções, para não precisar refazer a conexão caso queria usá-las no futuro.

Em seguida, faça o download das chaves e do certificado.

Atenção! O download do arquivo com as chaves só pode ser feito uma vez. Por favor, certifique-se de salvá-lo corretamente.

Após isso, você deverá acessar o menu do banco novamente, clicando em Aplicações > Gestão de Aplicações. Na página das aplicações, você consegue ver a aplicação que acabou de criar. Clique na seta na parte de cima para visualizar as credenciais (ClientID e ClientSecret).

2. Insira o certificado na Kobana

Acesse sua conta da Kobana e vá no menu Administração > Segurança > Certificados. Clique no botão verde para adicionar um novo certificado, insira e valide o certificado baixado do Inter.

Quer saber o que são os certificados e como usá-los na Kobana? Acesse o artigo e descubra!

3. Crie a conexão

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > API (na aba Kobana -> Bancos e serviços) > Configurar Nova para cadastrar uma conexão.

No cadastro, selecione o logo do Banco Inter, dê um nome para essa conexão, como "CONEXÃO - INTER - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais, Client ID e Client Secret, e selecione o certificado que você acabou de inserir.

Ao finalizar o processo, clique em Validar conexão para garantir que tudo está funcionando corretamente.

4. Atualize a conexão já existente

Se você já tem uma conexão ativa com o Banco Inter, você não precisa criar uma nova. Basta renovar o certificado no banco e trazer o novo para a Kobana, mantendo as credenciais já em uso.

Para isso, acesse a sua conta no Banco Inter e, ao invés de criar uma nova integração, acesse o menu Minhas Integrações e encontre a integração com a Kobana.

Na integração, clique no botão Renovar.

Em seguida, responda Sim quando o sistema perguntar se você quer renovar essa integração.

Após a conexão ser renova, baixe o novo certificado e suba-o na Kobana conforme explicado no passo 2. Teste a conexão para verificar que ela está funcionando normalmente.

Com a conexão finalizada, você pode fazer as operações disponíveis com o Banco Inter na Kobana. Confira as opções disponíveis e clique nos artigos abaixo para saber como fazê-las:

Respondeu à sua pergunta?