Criar uma conexão com a API do Sicoob permite automatizar a comunicação com o banco para facilitar as operações. Nesse artigo, vamos mostrar como fazê-lo.
1. Crie um novo aplicativo no portal de desenvolvedores do Sicoob
Para começar, acesse a sua conta de desenvolvedor no portal do Sicoob. No menu superior, escolha a opção Meus aplicativos e em seguida clique em Cadastrar Novo Aplicativo.
2. Preencha as informações básicas do aplicativo
Na tela seguinte, você precisa dar uma descrição e um nome para o aplicativo. As informações do Nome do cooperado e da Conta serão puxadas automaticamente pelo sistema.
3. Escolha a Kobana como integração por empresa parceira
Na próxima tela, responda Sim para a integração por uma empresa parceira e, na lista de empresas, selecione a Kobana.
4. Escolha o escopo da API
Na próxima tela, você precisa escolher qual é o escopo da API, ou seja, o que é possível fazer com aquela conexão. No exemplo da imagem, escolhemos a API de cobrança bancária, que permite registrar e gerenciar boletos. No momento, a API do Sicoob permite além de boletos: gerenciar Pix, sincronizar extratos e fazer certos pagamentos e transferências.
Clique em Prosseguir para finalizar a aplicação.
5. Pegue o Client ID
Com a aplicação criada, pegue a única credencial necessária, o Client ID conforme ilustra a imagem.
6. Crie a conexão na Kobana
Com a credencial em mãos, acesse a sua conta da Kobana e clique em Integrações > API > Configurar Nova.
Escolha uma das conexões disponíveis com o Sicoob, de acordo com a operação que você quiser fazer.
Dica! Crie as duas conexões de uma única vez. Mesmo que você não a use agora, não precisará refazê-la no futuro.
Em seguida, preencha os dados pedidos pelo sistema, incluindo um nome para conexão, o Client ID que você criou no ambiente do Sicoob e um certificado válido. Também é preciso escolher o ambiente de produção ou homologação.
Atenção! O ambiente de homologação é apenas para testes. Caso queira usá-lo, será necessário repetir o processo em produção.
Para finalizar, clique em Salvar e no botão Validar conexão, na tela seguinte, para que o sistema verifique que está tudo certo.
Recomendamos também emitir um boleto ou fazer alguma operação para garantir que está tudo funcionando corretamente.
Com a conexão com o Sicoob criada e funcionando, você já consegue fazer as operações disponíveis no banco.