A API é a forma mais rápida de comunicação entre os bancos, diminuindo o trabalho manual e agilizando a troca de informações. Neste artigo, você vai ver como integrar a API do Banco BTG. Atualmente, você pode fazer operações de boletos, Pix, extrato e pagamentos por essa conexão.
1. Acesse o site de desenvolvedores do BTG
Para começar, acesse a página de desenvolvedores do BTG e desça até encontrar a opção Integrações.
Em seguida, acesse a opção, Ir para developers.
Por fim, clique na opção Criar aplicativos.
.
2. Preencha as informações de integração com a Kobana
Na tela seguinte, você vai preencher as informações de integração com a Kobana, além de escolher o ambiente em que essa conexão será desenvolvida, podendo ser em Sandbox ou em Produção.
Lembrando! O ambiente de sandbox é apenas para testes e, caso escolha usá-lo, será preciso refazer o processo. Caso prefira ir direto para a produção, certifique-se de que o check no canto superior direito está em Produção.
Nessa tela, o Nome do aplicativo e a Descrição do aplicativo podem ser preenchidos como você desejar, de modo a ajudar a organização da sua empresa. Os outros três campos precisam ser preenchidos da seguinte forma:
URLs de redirecionamento: https://app.kobana.com.br/callbacks/oauth;
Modelo de integração: First party - Consumir recursos de contas próprias;
Tipo: Confidencial.
Após preencher as informações, clique em Continuar.
3. Escolha os escopos a serem usados
Na página seguinte, você precisa escolher os escopos a serem usados, ou seja, as funcionalidades que serão permitidas a partir dessa conexão. Nossa recomendação é que você escolha todas, assim, você não vai precisar fazer uma nova configuração caso queira usar diferentes funcionalidades.
Após finalizar essa etapa, o banco vai levar algum tempo até o aplicativo estar disponível, enquanto a operação é processada.
4. Salve as informações necessárias
Após o banco processar o pedido, a nova aplicação irá aparecer. Clique nos três pontinhos do lado direito para ver os detalhes da aplicação.
Guarde as informações necessárias para finalizar o processo, o client_id e client_secret. Salve cada um deles no bloco de notas.
5. Crie a conexão com o BTG
Com tudo em mãos, é hora de criar a conexão com o BTG. Acesse a sua conta da Kobana e clique em Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar nova, em seguida escolha a opção do BTG.
Na tela seguinte, você precisa preencher as informações pedidas pelo sistema, além de escolher o ambiente e as permissões da API.
O ambiente pode ser de homologação ou produção, sendo que o primeiro é apenas para testes. Caso queira usá-lo, será necessário repetir o processo em um ambiente de produção. Já as permissões da API são o que a conexão permite que a Kobana faça com o banco. Recomendamos escolher todas as opções possíveis, para não ser necessário criar uma nova conexão futuramente.
O clientID e o client secret devem ser preenchidos com as informações que você criou no passo 4. Por fim, você deve dar um nome à conexão.
Na tela seguinte, clique no botão Validar Conexão para garantir que a conexão foi configurada corretamente.
Após clicar no botão, você será redirecionado para a página do BTG e verá a tela abaixo:
Clique em continuar para permitir que o app da Kobana possa trocar as informações com o banco. Na tela seguinte, confira se os dados estão corretos, e selecione a Kobana clicando no pequeno círculo ao lado do nome da empresa, destacado na imagem abaixo, e clique em continuar.
Após o sistema do BTG validar a conexão, você será redirecionado de volta para a Kobana e pode usar a conexão como desejar.